Em parceria com editora de livros, creche no Alemão promove imersão literária

A iniciativa da Estrelinha do Alemão surgiu por conta do contexto atual de pandemia, que atingiu crianças, inseridas no projeto, e suas famílias

Em parceria com editora de livros, creche no Alemão promove imersão literária

Foto: Divulgação / Carolina Marinho

A Creche Estrelinha do Alemão está promovendo uma imersão literária. A equipe pedagógica da instituição, junto à editora Bombom Books, realizará uma semana de atividades literárias para trabalhar com sentimentos, como luto, empatia, desigualdade.

A iniciativa surgiu a partir dos inúmeros incidentes de mortes por Covid-19 dos pais dos beneficiários da Recreação Infantil Estrelinha. A equipe pedagógica percebeu que tal fato o contexto atual ocasionou um intenso abalo emocional nas crianças. Só neste ano, 5 ficaram órfãs no projeto.

A Recreação Infantil Estrelinha se dedica há 32 anos à educação infantil com o trabalho de estímulo à socialização, alfabetização e incentivo à leitura na primeira infância – com ações com o objetivo de promover o contato com o universo literário -. Atualmente, a instituição atende 150 crianças, de 0 a 8 anos, em situação de vulnerabilidade social.

Carolina junto com Rosângela Marinho, coordenadora pedagógica do espaço, e Jessica Bruin, conhecida como Jiba, resolveram criar atividades, para que as crianças pudessem trabalhar com sentimentos.
Foto: Recreação Infantil Estrelinha

“Eu sou cria do Complexo do Alemão e muitas vezes a literatura salvou minha vida. Muitas vezes estava perdida e desorientada sem muita perspectiva e diante disso sempre achava um livro. Parecia que era o caminho me aproximando da literatura. Agora que eu tenho a possibilidade de promover isso (para as crianças), de ser uma multiplicadora da literatura como instrumento de transformação, pra mim é magnífico”, ressaltou Carolina Marinho, mestranda e voluntária do projeto.

Durante 1 semana, sendo cada dia dedicado a uma faixa etária, a mediadora Jiba vai apresentar atividades para trabalhar com sentimento de ansiedade, medo, saudade, angustia e tristeza. Estes temas foram escolhidos para que as elas pudessem expor o que sentem.

Cronograma da semana literária

  • Terça Feira: 2-3 anos
    Contos de história de Desigualdade com fantoches
    atividade (estação conhecendo o corpo humano, eu sou capaz, e juntos somos mais fortes);
  • Quarta feira: 4 – 8 anos
    Contos de história: Ansiedade e Medo
    (atividades sobre as histórias meia hora com cada idade);
  • Quinta feira: 4 – 8 anos
    Contos de história: Tristeza e Saudade
    (atividades sobre as histórias meia hora com cada idade);
  • Sexta feira: 4 – 8 anos
    Contos de história: Amor e Alegria
    (atividades sobre as histórias meia hora com cada idade);