Escola de Arte Spectaculu abre inscrições para cursos online de capacitação artística

A iniciativa visa atender jovens de 17 a 21 anos, moradores de comunidades, que estudaram ou estudam na rede pública de ensino

Escola de Arte Spectaculu abre inscrições para cursos online de capacitação artística

Foto: Reprodução/ Spectaculu

A Spectaculu (Escola de Arte e Tecnologia) iniciou nesta semana as inscrições para o Processo Seletivo de formação de novas turmas para 8 cursos de produção artística. Totalmente online e gratuito, o público-alvo são jovens de 17 a 21 anos que estudam ou já tenham concluído o Ensino Médio em escolas públicas e morem nas periferias de municípios de todo o Estado do Rio de Janeiro.

Registro feito antes da pandemia da Covid-19.
Foto: Reprodução/ Spectaculu

Spectaculu é uma escola sem fins lucrativos, fundada em 1999 no Cais do Porto do Rio de Janeiro. A instituição oferece formação e inserção profissional no mundo dos espetáculos e da indústria criativa para jovens que estudam ou já tenham se formado na rede pública de ensino e morem em bairros ou comunidades do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense, São Gonçalo e arredores. Busca abrir as portas do conhecimento e oferecer uma possibilidade real de empregabilidade, inserindo estes jovens no mundo dos espetáculos. 

Quem já participou da Spectaculu

Tiago (de cinza) fez parte da equipe de produção do clipe Amarelo do cantor Emicida, gravado no Complexo do Alemão

Hoje produtor, Tiago Bastos, 26 anos, foi um dos alunos da escola e fala da importância dela na sua carreira profissional. “Em 2015 recebi um flyer com uma seleção da Spectaculu. Eu ainda não conhecia a escola mas os cursos que eles estavam oferecendo eram muito interessantes. Fiz a minha inscrição e escolhi cursar Contrarregragem e Camarim, que era o curso que combinaria com os meus planos de continuar trabalhando com produção. Fui selecionado e em Março de 2016 comecei o curso. Conhecendo melhor a escola entendi que era um local de formação e que encaminha jovens para o mercado de trabalho, mas não somente o mercado comum, e sim o mercado artístico de Shows e Espetáculos”.

O produtor relata também que, dentro do curso escolhido e dos demais, eram ensinadas muitas práticas voltadas para o mercado de trabalho, como se posicionar, comunicar, ser mais participativo nos processos de criação e montagem de projetos. Além de aulas de palavra, filosofia e VIC (Voz, Interpretação e Corpo), havia toda uma preparação para quem queria trabalhar com arte. Tiago (de cinza) fez parte da equipe de produção do clipe AmarELO do cantor Emicida, gravado no Complexo do Alemão.

“Desde 2016 trabalho com o mesmo mercado e só aumenta mais meus horizontes e possibilidades. É um lugar muito acolhedor e necessário. Não existem lugares com essa estrutura, com acesso gratuito e tão amplo em questão de formação na cidade. A escola foi meu norte para continuar caminhando dentro do mercado. O nome da escola é reconhecido pelo mercado, o que possibilita oportunidades”, contou ele.

Tiago Bastos na Escola de Arte e Tecnologia
Foto: Reprodução

Inscrições

Desta vez a escola está oferecendo 8 cursos on-line gratuitos, sendo estes: Adereços de Cena, Beleza, Contrarregragem & Camarim, Fotografia, Iluminação Cênica, Mídias Sociais, Montagem de Cenários e Vídeo & Edição.

As vagas são limitadas e as inscrições vão até o dia 8 de agosto. Os participantes vão receber aulas através da plataforma Google Meet com os instrutores da Spectaculu até dezembro deste ano.

Para se inscrever basta preencher o formulário no site oficial da escola.