Escola no Alemão é alvo constante de furtos de fiações elétricas há cinco semanas

Devido à situação, a Escola Municipal Professora Vera Saback corre risco de parar suas atividades

Escola no Alemão é alvo constante de furtos de fiações elétricas há cinco semanas

Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades

Enfrentando problemas graves há cinco semanas, a Escola Municipal Professora Vera Saback Sampaio sofre com a continuidade de furtos nas dependências da instituição. Localizada na Estrada Itararé, 1071, a cerca de poucos metros da Coordenadoria da Polícia Pacificadora, o centro de ensino é alvo constante de roubos de fiações elétricas. E, por esse motivo, está sem luz desde o dia 20 de maio.

Imaginando as possíveis consequências dessa situação, Letícia, mãe da aluna Lorena, teme pelo não retorno pleno das atividades escolares. De acordo com ela, o centro de ensino é essencial no desenvolvimento das crianças e jovens do Complexo do Alemão, Zona Norte Do Rio.

Lorena (direita) é uma das crianças impactadas pelos roubos frequentes nas fiações elétricas da Escola Municipal Professora Vera Saback Sampaio.
Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades

Além das complicações no sistema de energia, a escola passa por instabilidade em seu sistema de ensino. Com a frequência dos furtos, a instituição alterou o formato das aulas. Antes, os professores e os alunos possuíam aulas alternadas, com dias presenciais e outros remotos. Agora, por não possuir rede elétrica na instituição, as aulas estão ocorrendo de maneira remota.

Nessa perspectiva de desenvolvimento de crianças e jovens, Ana Carolina, tia de uma das alunas da instituição, comentou também que o que vem acontecendo com a escola impacta diretamente no futuro da comunidade, prejudicando a educação de todos.

Em razão dos frequentes roubos nas fiações elétricas na dependência escolar, a Escola Municipal Professora Vera Saback Sampaio realiza uma manutenção no espaço. Com o objetivo de evitar futuros furtos, a obra realizará um cabeamento subterrâneo. A construção, que já está em atividade, possui prazo de 20 a 30 dias úteis.