Galpão Bela Maré comemora 10 anos com exposições de artes visuais na comunidade

Intitulada “Misturas”, o espaço vai ficar aberto ao público de 07 de maio a 06 de agosto; a entrada é franca
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Galpão Bela Maré chegou aos 10 anos de existência. Localizado no Complexo de favelas da Maré, o local foi inaugurado em 2011 e é fruto do projeto institucional do Observatório de Favelas em parceria com a Produtora Automatica. Ao longo dos 10 anos de existência, o galpão se solidificou como um espaço para artistas independentes, celebrando a expressão da arte e atuando como um dos principais eixos de atuação do Observatório das Favelas.

Nestes 10 anos, o Galpão Bela Maré reuniu mais de 50 artistas do Brasil inteiro e os expôs na Maré, para a população da comunidade. Em 2017, por exemplo, uma parceria com o Itaú Cultural levou a exposição Diálogos Ausentes para o complexo de favelas, apresentando produções de 17 artistas negras e negros de todo o país.

Para celebrar o aniversário, o galpão abrirá a exposição Misturas, que abordará referências e materialidades entre diferentes gerações e temporalidades em diálogos com o território.

Foto: Divulgação
Galpão Bela Maré exposições
Foto: Divulgação

O curador do espaço, Jean Carlos Azuos, falou sobre a exposição a ser aberta. “A exposição Misturas organiza corporeidades, poéticas e geografias que corroboram para o pensamento e caminhos do Galpão Bela Maré. É uma mostra-símbolo que retrata uma década de grandes construções e experiências no campo artístico brasileiro e que se inspira a projetar outros horizontes possíveis no espaço aliados à sua sobrevivência, ampliação e adensamento”.

Para os organizadores, a exposição Misturas vai além uma celebração de 10 anos do espaço, contextualizando todo o período do Galpão Bela Maré através de um acervo que reunirá obras de dezenove artistas de diferentes gerações, repertórios, geografias e interesses. Na programação de abertura da exposição, estão previstas apresentações musicais e performances artísticas.

O Galpão Bela Maré fica localizado na rua Bittencourt Sampaio, 169. A exposição terá visitação de terça a sábado, de 10h às 18h. As visitas mediadas acontecerão sempre nas terças e quintas, a partir das 14 horas. A entrada é gratuita.

Para acompanhar as atividades do Galpão Bela Maré, basta segui-los na página do Instagram e também pelo Facebook.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]