Grafitaço marca o último dia do Outubro Rosa no Alemão

Com o intuito de dar visibilidade à arte feminina, o evento começa às 09h deste domingo na localidade do Largo do Bulufa, na Grota

Foto: Acervo PessoalFoto: Acervo Pessoal

Outubro é o mês que marca a campanha de conscientização das mulheres e da sociedade q respeito da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama – e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero -.

No último dia do mês, uma ação de grafite no Complexo do Alemão receberá de 35 a 40 artistas do graffiti do RJ, SP e DF que deixarão suas artes no interior da favela, passando mensagens de autoestima, cuidados com a saúde em referência ao Outubro Rosa e de alegria às mulheres e todos os moradores. 

Valorização da arte feminina

A comunidade do Alemão, na Zona Norte do Rio, cederá suas paredes e vielas para o evento artístico deste próximo domingo, dia 31 de outubro. O Mutirão das Minas será uma ação de grafite para promover a conscientização dos moradores, em especial das mulheres. A ideia surgiu em pensar nas mulheres do graffiti que pouco tem visibilidade, para estreitar a união dessas artistas, produtoras, femininas, mães, profissionais e ativistas, que regem esse meio cultural  até então ainda muito visto somente pela perspectiva dos homens. 

Foto: Acervo Pessoal

“Vamos usar nossa arte para alertar sobre os cuidados e prevenção contra o Câncer de mama, alegrar a favela com cores e mensagens de autoestima. Aqui no Alemão somos duas mulheres grafiteiras, crias do largo do bulufa e da fazendinha, em todo o território, e isso já é uma grande conquista! Então, essas duas grafiteiras conhecidas por Silvana Si e Any Graffiti se uniram para pôr a ideia em prática, o primeiro mutirão de graffiti  das Minas artistas no Complexo do Alemão. E essa ideia foi estendida para todas as artistas do RJ, sendo convidadas a fazerem parte desse movimento que faz parte da Cultura Urbana, e de valorização, dando o mesmo olhar e importância para todas nós mulheres do graffiti”, contou a grafiteira Viviane Ribeiro. 

Arte como voz

Silvana Coelho é a dupla de Viviane na organização do grafitaço. Ela comentou a importância da arte em passar uma mensagem às pessoas por meio do grafite. 

“Em primeiro lugar, a arte muda, transforma, traz visão, traz transformação, beleza e traz imaginação. Ela mexe com nossos sentimentos e traz memórias, podendo nos proporcionar uma série de fatores positivos para comunidade. Então, através dessa proposta da arte, viemos fazer esse mutirão, em especial este mês que é voltado para as mulheres e as artistas”, contou Silvana. O evento foi ganhando forma em grupo de WhatsApp com as artistas já conhecidas e outras foram convidando, formando uma corrente de união entre elas.

Foto: Acervo Pessoal

“Apoio entre nós e amor pelo que fazemos, a arte leva alegria e mensagens a todo lugar. Então, estamos confiantes mesmo na dificuldade que é fazer um evento desse de que nós mulheres unidas podemos realizar e estar onde quisermos. Recebemos artistas de SP e DF, cidades que hoje em dia estão abrindo oportunidades para as minas do graffiti. Aqui no RJ,  conseguimos uma parceria com a Secretaria da Mulher, que estará presente no evento. Esse olhar dos órgãos municipais e do estado para com os projetos de mulheres nas comunidades e periferias de todo Brasil é um marco na nossa luta e um fortalecimento para o empoderamento de futuras gerações de meninas e jovens”, contou a dupla.

O evento começa às 09h deste domingo na localidade do Largo do Bulufa, na Grota. Durante a ação, terá apresentação da DJ Cris Camelo e Mc Negra Rê, a partir das 14h, com microfone aberto para outros artistas poderem participar.