Iniciativa promove feira de empreendimentos neste sábado (08) na Penha

Criado pela empresa Light, o projeto Energia de Responsa tem como foco incentivar a economia de energia nas favelas do Rio
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A empresa privada de geração, distribuição, comercialização e soluções de energia elétrica Light, está promovendo uma iniciativa sustentável. O projeto é uma combinação de gincana, atividades musicais, esportivas e de geração de renda, para que as comunidades se engajem na economia de energia e ganhem super prêmios.

Neste final de semana, sábado (8), moradores do Complexo da Penha, Zona Norte do Rio, são convidados a expor seus empreendimentos na Feirinha da ação “Energia de Responsa“. O evento acontece a partir das 17h às 21h, na Praça São Lucas, que fica na divisa com a Igreja Nossa Senhora da Penha. A chegada para a montagem das barracas é as 16h.

Para se inscrever (gratuitamente) basta entrar em contato com o número de WhatsApp (21) 99330-1134 ou procurar informações nas Associações de Moradores do Complexo da Penha.

Sobre o “Energia de Responsa”

O objetivo do projeto é incentivar a população a reduzir energia durante o verão, quando o consumo aumenta por causa das altas temperaturas, contribuindo para minimizar os impactos que a escassez de chuva possa causar.

Vila Kennedy, Pavão Pavãozinho, Jacarezinho, Complexo Da Penha, Mangueira, Rocinha, Vidigal, Santa Marta, Lins, Pilar, Maré, Alemão, Chapadão, Cidade De Deus, Chapéu Mangueira/Babilônia, Tabajaras, são as favelas contempladas pelo Energia Responsa. 

Como uma forma de estimulo nesta busca para ver qual favela diminui seu consumo de energia, serão sorteados prêmios, como: carro, moto, notebooks, tablets e celulares, para as três primeiras comunidades no ranking que mais economizarem energia elétrica até fevereiro. Mensalmente, as que mais economizarem receberão um show comemorativo e prêmios. As recompensas serão entregues às lideranças comunitárias, que as distribuirão aos moradores.

A Light tem a medição geral de cada comunidade e usará o ano anterior como referência para medir o consumo de cada mês, corrigido pela variação da temperatura. Para acompanhar o consumo de cada comunidade, foi criado uma nova medida, o “Responsa”. Quanto mais economia a comunidade fizer, mais “Responsas” ela ganha. E, quanto mais aumentar o consumo, mais “Responsas” ela perde. A disputa vai ser para ver quem ganha mais responsas. A medição será atualizada toda semana e cada comunidade poderá acompanhar o seu desempenho.

Geração de renda

A Light também vai ajudar na geração de renda nas comunidades. Durante os eventos, serão montadas barracas com gastronomia local. Quem quiser participar, precisa se cadastrar nas associações de moradores. As lideranças serão responsáveis por selecionar os moradores que poderão comercializar durante as ações em cada comunidade. O número de barracas será definido de acordo com o espaço onde serão realizados os eventos.

Para participar e concorrer aos prêmios é necessário comprovar que mora em comunidade, com comprovante de residência ou identificação da liderança. As inscrições vão até o dia 15/01/2022, faça a sua inscrição NESTE LINK.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]