Jovem da Vila Vintém é finalista do embaixador da Brazil Conference 2021

O jovem tem um grande sonho: levar a cultura da favela para o mundo

Davi Gomes de 20 anos, estuda administração, é cria da comunidade da Vila Vintém. O jovem tem um grande sonho: levar a cultura da favela para o mundo. E um dos seus objetivos é apresentar seus projetos sociais para Harvard em busca de patrocinadores. Toda essa garra e objetivo fizeram com que o jovem morador se tornasse finalista a embaixador da Brazil Conference, que é o encontro com líderes e representantes da diversidade do Brasil nos Estados Unidos.

Essa ação é realizada todo ano pela comunidade brasileira de estudantes em Boston, a Brazil Conference at Harvard e MIT, que tem a missão de estabelecer um espaço plural para o debate, criando ideias sobre o futuro do país.

Para participar dessa ação, Davi promoveu uma vaquinha online e conseguiu arrecadar dez mil reais para pagar as despesas da viagem. Quando retornou, quis retribuir a ajuda criando o projeto S.O.S Vila Vintém, que beneficiou centenas de famílias e comerciantes locais.

Davi criou o projeto S.O.S Vila Vintém para ajudar moradores no período da pandemia. Créditos/ Reprodução

“Com a pandemia do novo coronavírus, e muitas pessoas passando por necessidade, resolvi montar um projeto que beneficiasse o empreendedor e o morador. Com isso, entrei em contato com algumas instituições e consegui arrecadar R$ 10.500,00 para doação. Montei vales de R$ 100,00 e distribui pela favela, a grande diferença é que esses tickets só eram aceitos nos comércios da Vila do Vintém, dessa forma, todos sairiam ganhando”, explicou Davi.

Não é a primeira vez que o jovem participa da Brazil Conference. Em 2019, Davi apresentou um trabalho extra curricular no Ensino Médio que tinha como objetivo reunir jovens para pensar em ações que fomentassem a cultura das favelas. Desse trabalho nasceu o QR Culture, projeto criado por um grupo de estudantes que leva grafites para todo o Rio de Janeiro e hoje emprega cerca de 30 grafiteiros.