Lavagem da escadaria da Favela Santa Marta no dia da consciência negra

A ação inclui lavagem da escadaria, becos e vielas. A partir das 9 horas de hoje, a concentração será em frente à capela

Lavagem da escadaria da Favela Santa Marta no dia da consciência negra

Samba, maculelê e lavagem das escadarias, becos e vielas vão marcar o Dia Nacional da Consciência Negra na Favela Santa Marta, em Botafogo, na zona Sul do Rio de Janeiro. O evento está programado para amanhã a partir das 9 horas.

Nesta ação, os organizadores pedem a todos que comparecerem estejam de máscaras. O evento contará com performances de Egili Oliveira e da Companhia Teatro Te-Arteiros Santa Marta, apresentações de capoeira e maculelê. A festa reunirá ainda o grupo Produto do Morro Bateria, com o intérprete Digão. Marcarão presença também Renato Belo, Tchetchelo e Porta Bandeira, além de passistas e sambistas.

A iniciativa é do GRES Mocidade Unidade do Santa Marta. A escola de samba mantém acesa na comunidade a cultura popular. A lavagem da escadaria é uma das maiores expressões de fé da cultura afrodescendente. Faz parte de uma tradição de mais de três séculos – um gesto simbólico de purificação. E além disso becos e vielas serão lavados também.

A lavagem celebra o dia de Zumbi dos Palmares, líder quilombola brasileiro que ficou conhecido como um dos símbolos de resistência e luta dos africanos contra sua escravização no contexto do Brasil colonial.