Mais de 33 mil moradores foram vacinados em vacinação em massa no Complexo da Maré

A iniciativa #VacinaMaré da Secretaria Municipal da Saúde em parceria com a Fiocruz e Redes da Maré imunizou em quatro dias de campanha 100% da região

Mais de 33 mil moradores foram vacinados em vacinação em massa no Complexo da Maré

Foto: Selma Souza / Voz das Comunidades

Das 40 comunidades cariocas presentes no Painel de Covid-19 nas Favelas, do Voz das Comunidades, o Complexo da Maré é a região que mais sofreu com os casos de coronavírus nas periferias do Rio de Janeiro. Atualizada a cada sexta-feira, a plataforma mostra que a área teve, na última atualização, 6.799 moradores infectados pelo vírus e 320 óbitos.

Direcionando o cuidado a saúde e o bem-estar do território, a iniciativa #VacinaMaré, da Secretaria Municipal da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Redes da Maré, vacinou, nesses quatro dias de campanha (de 29 de julho a 1 de agosto), mais de 33 mil moradores do Complexo da Maré com idade entre 25 a 33 anos, números contabilizados até às 16h. A vacinação alcançou 100% dos habitantes da região.

Além de contribuir ao direito à vida do Complexo da Maré, a iniciativa visou estudar os impactos de uma população totalmente vacinada em determinada região. Ao todo, foram 121 pontos de vacinação disponíveis nas 16 favelas do território. A campanha seguiu o anúncio feito na segunda semana de julho pela Prefeitura do Rio de Janeiro e realizou essa mobilização do dia 29 de julho ao dia 1º de agosto. Das 8h às 17h (29/07 a 31/07) e das 8h às 12h (01/08).

Para a DJ Germânia, de 25 anos e moradora da Nova Holanda, a imunização em massa do Complexo da Maré é uma ação essencial que representa o direito à vida para os moradores da comunidade. “Pra mim, representa muito. Eu sou nascida e criada na favela da Maré, minha família toda é daqui e a Clinica da Família, que me vacinei, carrega o nome do meu primo Jeremias (Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva). Agora, é esperar a segunda dose para a “boneca” ficar 100% imunizada (risos)”, comenta.