Moradores do Alemão enfrentam dificuldades por causa de interrupção no abastecimento de água

Desde a segunda o serviço está suspenso no Condomínio Residencial Jardim das Acácias, afetando a vida de pessoas doentes e deficientes; A empresa Águas do Rio já foi contatada

Moradores protestam diante da falta d'água em condomínio (Foto: Matheus Guimarães)

Moradores do Condomínio Residencial Jardim das Acácias, na Estrada do Itararé, ao lado da UPA do Alemão, tiveram uma surpresa na última segunda-feira (18). O serviço de abastecimento de água para o local foi suspenso pela empresa Águas do Rio. Com o problema, moradores tiveram que encontrar alternativas para arranjar água para levar às casas. O último recurso disponível é um poço dentro do condomínio, mas que está com uma quantidade limitada. Segundo os próprios moradores, não terá mais água no poço até 15 horas.

Moradores juntam água em baldes e panelas para armazenar água.
Foto: Matheus Guimarães / Voz das Comunidades

A água é uma necessidade de todos, mas em especial para alguns moradores doentes e deficientes. Segundo a síndica do condomínio, alguns condôminos são acamados e recebem auxílio de familiares para se locomover ou realizar necessidades básicas. Ajudando uns aos outros, alguns estão fazendo o transporte de água até os doentes. Pois, a distância do poço até os apartamentos é longa.

Moradores levam água para doentes dentro do condomínio. O transporte é feito de carro devido à distancia entre o poço e o apartamento
Foto: Matheus Guimarães / Voz das Comunidades

Fábio Rodrigues de Freitas, morador da localidade, falou sobre o problema. “A Águas do Rio precisa vir aqui e fazer uma reunião com a gente, explicar como é o sistema, e oferecer uma negociação para gente. Temos idosos, crianças, deficientes e cadeirantes. Fica difícil!”, disse. Carla Ferreira, autônoma, também moradora do Residencial Jardim das Acácias, comentou. “Tem que ver o que vai fazer. A água tá muito cara e nós somos moradores de comunidades. Não temos condições de pagar uma conta tão alta como essa”. O Condomínio Residencial das Acácias possui 291 moradores.

A equipe do Voz das Comunidades entrou em contato com a Águas do Rio e, em nota, esclareceu que a suspensão do abastecimento ocorreu devido a existência de débitos. A concessionária está em contato com os responsáveis pelo condomínio. O pagamento está sendo negociado e o abastecimento já foi retomado.

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]