Moradores do Santa Marta podem fazer teste de Covid-19 gratuitamente até sexta-feira (9)

A iniciativa é uma parceria do Santa Marta Contra a Covid-19 com Dados do Bem e vai até sexta

Moradores do Santa Marta podem fazer teste de Covid-19 gratuitamente até sexta-feira (9)

Moradores do Santa Marta, em Botafogo, podem fazer o teste de Covid-19 gratuitamente até sexta-feira (9). Os testes estão sendo realizados no Centro Educativo Padre Agostinho Castejón (CEPAC), na rua Mal. Francisco de Moura 183, na ladeira da comunidade próxima à praça Corumbá. A iniciativa é uma parceria da ação Santa Marta Contra a Covid-19 com o Dados do Bem e a Cruz Vermelha.

“Fizemos a parceria com o Dados do Bem, eles gostaram muito da ideia. É uma comunidade que tem um grupo forte de sanitização e fechar um trabalho com a testagem tem tudo a ver. Estamos desinfectando, mas precisamos saber dados e números”, explica Thiago Firmino.

Thiago Firmino é um dos idealizadores do Santa Marta Contra a Covid-19. Foto: Thiago Lima / Voz das Comunidades

Para realizar o teste é preciso baixar no celular o aplicativo Dados do Bem, responder um questionário e marcar a testagem. Hoje (5) foi o terceiro dia de testes no Santa Marta e o número de moradores que testaram positivo é alto. Quinta-feira (1º) e sexta (2) foram realizados 181 testes e 20% deram positivo. Das 98 pessoas testadas na sexta-feira (2), 30 estavam com Covid-19, segundo Thiago.

Moradores que tiverem dificuldade com o aplicativo podem pedir ajuda aos voluntários. Foto: Thiago Lima/Voz das Comunidades

Os voluntários são essenciais para fazer a testagem acontecer. Lais Pereira, se ofereceu para ser voluntária nessa ação e fala sobre a importância das testagem: “eu me cadastrei como voluntária justamente porque eu sei da necessidade da testagem aqui na comunidade. Eu sei que tem muitas pessoas que tiveram o coronavírus e não tinham certeza do resultado. Então eles acabaram vendo aqui uma forma de conseguir fazer gratuitamente e de forma simplificada, com o pessoal ajudando a baixar o aplicativo. Assim as pessoas se sentem confiáveis de vir aqui e fazer o teste”.

Lais Pereira, voluntária na ação das testagens. Foto: Thiago Lima / Voz das Comunidades

Moradoras falam sobre a importância da testagem

Francisca Elizabeth mora no Santa Marta e soube da testagem pelo grupo da comunidade. Além de fazer o teste, ela também está divulgado para amigos e familiares. “Isso é muito importante e muito legal, que bom que chegou aqui no Santa Marta, porque a gente fica meio perdido de onde fazer o teste. Eu acho que eu tive Covid-19 no inicio de março e agora eu quero saber se tive ou não”, conta a moradora.

Francisca Elizabeth considera importante divulgar as testagens para outros moradores. Foto: Thiago Lima/Voz das Comunidades

A moradora Kyzzy Silva foi à CEPAC para realizar o teste. Ela soube da iniciativa através do irmão e também pelo grupo da comunidade. Infelizmente, Kyzzy perdeu um ente querido para a doença e fala sobre a importância de manter os cuidados contra o novo coronavírus: “Eu acho a testagem extremamente importante no momento que a gente está vivendo. Até porque eu acabei perdendo um tio com Covid-19, então é uma maneira da gente continuar se preocupando com a nossa saúde, e não só com a nossa, mas de quem está perto da gente. Então assim, se você não teve, vai continuar fazendo as mesmas higienizações, e se você teve também deve continuar fazendo da mesma forma até para não contaminar as pessoas próximas”.

Kyzzy Silva, moradora do Santa Marta, fez teste gratuito de Covid-19. Foto: Thiago Lima/Voz das Comunidades