Pré-Vestibular Só Cria está de casa nova também na Barreira do Vasco

As vagas serão abertas nas próximas semanas ainda através das redes oficiais do pré-vestibular

Pré-Vestibular Só Cria está de casa nova também na Barreira do Vasco

Foto: Caio Oliveira / antes da pandemia

Indo para o seu terceiro ano de atuação em educação, o Só Cria, pré-vestibular comunitário da Rocinha, resolveu expandir suas atividades para a favela da Barreira do Vasco no bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro.

A expansão, que vem sendo planejada desde 2020 junto ao coletivo Força Motriz, composto por estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem o objetivo de levar a proposta de uma educação popular e libertadora, praticada e defendida pelo Só Cria, para mais comunidades. O intuito é que mais estudantes favelados possam ter a oportunidade de acessar à universidade e cursar um ensino superior.

A barreira do Vasco foi escolhida como o segundo espaço de atuação do pré-vestibular, em vista da presente atuação do coletivo universitário Força Motriz no local. Algumas dessas atuações incluem a criação de uma horta comunitária (em andamento) e de um sistema de atendimento médico, psicológico e de assistência social, que funcionou de forma online durante o começo da pandemia, passando para a forma presencial no final do ano.

Durante essas atividades no local, o grupo de estudantes, junto ao movimento popular Brigadas Populares, percebeu demanda por um cursinho pré-vestibular na comunidade; o que os levou a criar uma parceria com o pré-vestibular popular Só Cria da Rocinha. Pois, os dois projetos seguem uma mesma linha ideológica e política e têm o mesmo objetivo quanto à educação popular nas favelas.

“Esse passo para o Só Cria é desafiador, ainda mais em meio a uma crescente desigualdade social no país que se intensificou com a chegada da pandemia, atingindo principalmente as favelas e periferias. O que pretendemos é somar no futuro desse estudante, levando a ideia de uma educação popular que possibilite o acesso de favelados à universidade”, disse Letícia Pinheiro, Coordenadora do Pré-vestibular só cria da Barreira do Vasco.

O pré-vestibular Só Cria na Barreira do Vasco está com previsão de começar suas atividades de aulas para o meio do mês de abril deste ano. Porém, a abertura de vagas para composição do corpo técnico de voluntários deve ser divulgada ainda essa semana. Quanto à divulgação da abertura de vagas para alunos, deve ser feita também nas próximas semanas ainda, através das redes oficiais do pré-vestibular Só Cria.

Quem for da área e quiser mais informações de como pode participar basta entrar em contato com o número (21) 98080-5889.