Pré-Vestibular Só Cria está de casa nova também na Barreira do Vasco

As vagas serão abertas nas próximas semanas ainda através das redes oficiais do pré-vestibular
Projeto Só Cria Rocinha

Foto: Caio Oliveira / antes da pandemia

Indo para o seu terceiro ano de atuação em educação, o Só Cria, pré-vestibular comunitário da Rocinha, resolveu expandir suas atividades para a favela da Barreira do Vasco no bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro.

A expansão, que vem sendo planejada desde 2020 junto ao coletivo Força Motriz, composto por estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem o objetivo de levar a proposta de uma educação popular e libertadora, praticada e defendida pelo Só Cria, para mais comunidades. O intuito é que mais estudantes favelados possam ter a oportunidade de acessar à universidade e cursar um ensino superior.

A barreira do Vasco foi escolhida como o segundo espaço de atuação do pré-vestibular, em vista da presente atuação do coletivo universitário Força Motriz no local. Algumas dessas atuações incluem a criação de uma horta comunitária (em andamento) e de um sistema de atendimento médico, psicológico e de assistência social, que funcionou de forma online durante o começo da pandemia, passando para a forma presencial no final do ano.

Durante essas atividades no local, o grupo de estudantes, junto ao movimento popular Brigadas Populares, percebeu demanda por um cursinho pré-vestibular na comunidade; o que os levou a criar uma parceria com o pré-vestibular popular Só Cria da Rocinha. Pois, os dois projetos seguem uma mesma linha ideológica e política e têm o mesmo objetivo quanto à educação popular nas favelas.

“Esse passo para o Só Cria é desafiador, ainda mais em meio a uma crescente desigualdade social no país que se intensificou com a chegada da pandemia, atingindo principalmente as favelas e periferias. O que pretendemos é somar no futuro desse estudante, levando a ideia de uma educação popular que possibilite o acesso de favelados à universidade”, disse Letícia Pinheiro, Coordenadora do Pré-vestibular só cria da Barreira do Vasco.

O pré-vestibular Só Cria na Barreira do Vasco está com previsão de começar suas atividades de aulas para o meio do mês de abril deste ano. Porém, a abertura de vagas para composição do corpo técnico de voluntários deve ser divulgada ainda essa semana. Quanto à divulgação da abertura de vagas para alunos, deve ser feita também nas próximas semanas ainda, através das redes oficiais do pré-vestibular Só Cria.

Quem for da área e quiser mais informações de como pode participar basta entrar em contato com o número (21) 98080-5889.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]