Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura do Rio projeta retorno do CineCarioca Nova Brasília no Alemão

Fechado há um ano e meio, reabertura do primeiro cinema instalado em comunidade atende a solicitação dos moradores
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

A Secretaria de Governo e Integridade Pública da Prefeitura do Rio (Segovi), em parceria com a RioFilme, divulgou em um edital que o CineCarioca Nova Brasília, no Complexo do Alemão, Zona Norte da cidade, pode retomar as atividades até outubro deste ano. Inaugurado em 2010, o cinema se encontra fechado desde dezembro de 2019, após o encerramento do último contrato de licitação.

Com seus onze anos de existência, o cinema do Alemão surgiu através das Naves do Conhecimento. O CineCarioca Nova Brasília já registrou cerca de 700 mil frequentadores nas 11.990 sessões de filmes até o fim de 2019. O cinema da Brasília abrange uma área que, de acordo com os dados do IBGE de 2010, atende a cerca de 60 mil habitantes das 15 comunidades do Complexo do Alemão. O programa, além de fortalecer a produção audiovisual em seus mais diversos meios, reforça também a importância de promover e alimentar o acesso à cultura.

O cinema da Nova Brasília foi o primeiro a ser instalado dentro de uma favela no Rio.
Foto: Arquivo Prefeitura

Apesar de concentrar cerca de 40% da população do município do Rio de Janeiro, apenas cerca de 28% das salas de cinema da cidade estão localizadas na Zona Norte. A expectativa de reabertura é muito alta. O espaço foi o primeiro cinema popular instalado dentro de uma comunidade no Rio. O fechamento, desde dezembro de 2019, aconteceu em razão não só do fim do contrato anterior, mas também devido à pandemia da Covid-19, que restringiu a circulação dos moradores. A reabertura da unidade foi uma das prioridades da nova gestão da RioFilme, que é um órgão integrado à Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (SEGOVI).

Recomeço

Eduardo Figueira, Diretor presidente da RioFilme, falou sobre esta volta. “É com grande alegria que nos preparamos para a reabertura do CineCarioca Nova Brasília. Esperamos que essa ação se amplie e que novos espaços como esse possam chegar a outras comunidades do Rio. A democratização do acesso à cultura, e em especial ao audiovisual, é uma de nossas metas mais importantes. O CineNova Brasília vem para preencher uma lacuna de oferta de salas de cinema de rua na Zona Norte do Rio! Em breve, o público do Complexo do Alemão terá o seu cinema de volta“.

De acordo com o RioFilme, a divulgação do vencedor do edital está previsto para agosto. Sobre a data da reabertura, a expectativa é a de que o CineCarioca Nova Brasília retome as suas atividades entre os meses de setembro e outubro deste ano.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Veja também

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]