Prefeitura do Rio projeta retorno do CineCarioca Nova Brasília no Alemão

Fechado há um ano e meio, reabertura do primeiro cinema instalado em comunidade atende a solicitação dos moradores

Prefeitura do Rio projeta retorno do CineCarioca Nova Brasília no Alemão

Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

A Secretaria de Governo e Integridade Pública da Prefeitura do Rio (Segovi), em parceria com a RioFilme, divulgou em um edital que o CineCarioca Nova Brasília, no Complexo do Alemão, Zona Norte da cidade, pode retomar as atividades até outubro deste ano. Inaugurado em 2010, o cinema se encontra fechado desde dezembro de 2019, após o encerramento do último contrato de licitação.

Com seus onze anos de existência, o cinema do Alemão surgiu através das Naves do Conhecimento. O CineCarioca Nova Brasília já registrou cerca de 700 mil frequentadores nas 11.990 sessões de filmes até o fim de 2019. O cinema da Brasília abrange uma área que, de acordo com os dados do IBGE de 2010, atende a cerca de 60 mil habitantes das 15 comunidades do Complexo do Alemão. O programa, além de fortalecer a produção audiovisual em seus mais diversos meios, reforça também a importância de promover e alimentar o acesso à cultura.

O cinema da Nova Brasília foi o primeiro a ser instalado dentro de uma favela no Rio.
Foto: Arquivo Prefeitura

Apesar de concentrar cerca de 40% da população do município do Rio de Janeiro, apenas cerca de 28% das salas de cinema da cidade estão localizadas na Zona Norte. A expectativa de reabertura é muito alta. O espaço foi o primeiro cinema popular instalado dentro de uma comunidade no Rio. O fechamento, desde dezembro de 2019, aconteceu em razão não só do fim do contrato anterior, mas também devido à pandemia da Covid-19, que restringiu a circulação dos moradores. A reabertura da unidade foi uma das prioridades da nova gestão da RioFilme, que é um órgão integrado à Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (SEGOVI).

Recomeço

Eduardo Figueira, Diretor presidente da RioFilme, falou sobre esta volta. “É com grande alegria que nos preparamos para a reabertura do CineCarioca Nova Brasília. Esperamos que essa ação se amplie e que novos espaços como esse possam chegar a outras comunidades do Rio. A democratização do acesso à cultura, e em especial ao audiovisual, é uma de nossas metas mais importantes. O CineNova Brasília vem para preencher uma lacuna de oferta de salas de cinema de rua na Zona Norte do Rio! Em breve, o público do Complexo do Alemão terá o seu cinema de volta“.

De acordo com o RioFilme, a divulgação do vencedor do edital está previsto para agosto. Sobre a data da reabertura, a expectativa é a de que o CineCarioca Nova Brasília retome as suas atividades entre os meses de setembro e outubro deste ano.