Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Primeira edição do Projeta Rocinha acontecerá nesta sexta-feira (22)

Os moradores poderão assistir filmes, clipes, mensagens e intervenções artísticas, sem aglomerações e sem sair de casa
Foto: Reprodução

A favela da Rocinha vai virar um grande espaço cultural através do “Projeta Rocinha”. O evento irá acontecer entre os dias 22 a 24 de janeiro, com previsão de início às 19h.

As projeções acontecerão diretamente do Morro Dois Irmãos. Cada uma equivale a meio quilômetro ou cinco edifícios de 18 andares lado a lado, com 50 metros de altura por 90 de largura. Além disso, o “Projeta Rocinha” traz uma “tela” do tamanho de pelo menos dois aviões.

Moradores poderão assistir, a partir das suas lajes e das janelas, os longas-metragens, curtas-metragens, clipes, mensagens e intervenções poéticas, sem aglomerações e sem sair de casa. E toda parte acústica terá o apoio da rádio comunitária. E a novidade nessa primeira edição, é que o projeto Pipas Labs vai distribuir pipas com leds em todos os dias de evento, com o objetivo de iluminar e deixar o céu da favela da Rocinha mais encantador.

Foto: Reprodução

O evento foi desenvolvido com a intenção de mostrar a força e a potência da Rocinha. Assim, artistas e moradores da favela, juntos, participam ativamente da curadoria do evento.

Maurício Soca, morador da favela há mais de 50 anos, é ativista social, compositor, produtor cultural e correalizador do evento “Projeta Rocinha”, através da Casa de Cultura da Rocinha. Ele diz que a ideia surgiu há cerca de seis anos, mas estava adormecida, pois precisava de parcerias que entendessem a grandiosidade do projeto. “E nesse momento de pandemia e isolamento, o Projeta Rocinha chegou na hora certa para levar ao morador cultura, arte, conhecimento, saúde, nostalgia e diversão para a nossa vida cotidiana”, conta.

Já Mariana Marinho, diretora e coordenadora-geral do evento, falou sobre esta experiência. “Trazer a força e a grandeza do evento, transmitir o conceito de uma nova experiência nunca vivenciada antes. Os 100 mil moradores da Rocinha viverão a experiência de presenciar a projeção na maior tela de cinema já realizada, assistindo a conteúdos afirmativos que surgiram do vulcão de criatividade e atitude da própria Favela. A vida que reluz na Rocinha”

Então, preparem a pipoca! Pois, o Projeta Rocinha separou grandes filmes para os moradores apreciarem de uma forma divertida e segura, com os seguintes longas e curtas: Minha Mãe é uma Peça 3; Fala sério, Mãe!; Gonzaga: De pai para filho; Janelas Daqui; Lá do Alto; A fábula da Vó Ita; Alma Crespa; O Pião; Rã; Lé com Cré; Como Ser Racista em 10 Passos; Penso logo Falo; E, por fim, Flor da Pele.




Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]