Projeto de basquete faz ‘vaquinha’ para reformar quadra no Jacarezinho; Saiba como ajudar

A iniciativa Jacaré Basquete visa o desenvolvimento de crianças e adolescentes da comunidade através do esporte
WhatsApp Image 2021-08-11 at 21.33.04

Foto: Projeto Jacaré Basquete/Divulgação

Com o aumento da visibilidade do maior campeonato de basquete do mundo – a National Basketball Association (NBA) -, a popularidade do esporte no Brasil teve uma ascensão rápida nas comunidades cariocas. Da mesma forma que acontece nas periferias dos Estados Unidos, a modalidade recebe uma grande admiração pelos jovens.

É o caso do Projeto Jacaré Basquete, da favela do Jacarezinho, que realiza uma vaquinha virtual para reformar a quadra da comunidade e desenvolver a transformação social através do esporte para crianças e adolescentes. Uma das fundadoras da iniciativa, Yasmin Ialuny, de 24 anos, destaca a importância de ações desse tipo na vida de um morador de favela.

“O esporte me educou, me deu uma segunda, terceira e até quarta família. Me apresentou um universo de possibilidades através do convívio coletivo, dos desafios dentro e fora das 4 linhas, da organização do tempo, investimento em mim mesma, no que acredito. O esporte me ajudou a trabalhar com a certeza de que tudo é resultado e que a gente sempre pode melhorar”, comenta.

Atualmente, a quadra conta com improvisações na estrutura da tabela e cesta.
Foto: Jacaré Basquete/Divulgação

Criação do Projeto

Idealizado para suprir as ausências de políticas públicas voltadas para o lazer e de acessibilidade para os moradores, conforme indica Yasmin, o Jacaré Basquete nasceu em 2020. Ao lado de outros atletas da modalidade, como Thiago Nascimento, de 24 anos, a iniciativa busca arrecadar 20 mil reais para reformar a quadra de basquete do Jacarezinho. Além disso, comprar também material esportivo para os treinamentos.

Com o objetivo de reformar a quadra de basquete na comunidade, o coletivo disponibiliza vaquinha virtual até o dia 9 de setembro.
Foto: Jacaré Basquete/Divulgação

“O esporte é fundamental na vida das pessoas. Nós somos frutos das oportunidades que o basquete nos proporcionou e acreditamos que replicar isso é importante para apresentar novas perspectivas possíveis para a juventude”, finaliza.

Para ajudar no financiamento coletivo do projeto, basta acessar a plataforma do Projeto Jacaré Basquete. As doações seguem até o dia 9 de setembro.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]