Projeto Favela Mundo abre inscrições para oficinas artísticas gratuitas em três favelas do Rio

Serão oferecidas 950 vagas às crianças e jovens da Cidade de Deus, Caju e Acari nos cursos que vai desde teatro até violão e jazz
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Projeto Favela Mundo abre inscrições a partir desta segunda-feira (17) para as oficinas artísticas gratuitas de 2022. A iniciativa é patrocinada pelo MetrôRio e é destinada para crianças e jovens, de 2 a 18 anos, moradores das favelas Cidade de Deus, Caju e Acari.

Serão oferecidas 950 vagas nos cursos de teatro, hip-hop, musicalização infantil, violão, jazz e danças brasileiras. O único pré-requisito exigido é que as crianças e os jovens estejam estudando. As atividades começam dia 14 de fevereiro e durarão 12 meses.

Em Acari, as aulas serão realizadas na Escola Municipal Daniel Piza, localizada na Avenida Prefeito Sá Lessa, 229. No Caju, as oficinas vão acontecer na Associação A Arte Salva Vidas, na Rua General Sampaio, 74 fundos. Já na Cidade de Deus, o projeto será no EDI Senhora Perciliana de Alvarenga, na Rua Moisés, sem número.

Favela mundo é uma entidade que desenvolve atividades culturais e educativas com crianças e jovens de comunidades do Rio
Foto: Divulgação

Patrocinado também pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, ICTSIRIO e Lamsa, com apoio do Instituto Invepar, o projeto já beneficiou quase 7 mil crianças e adolescentes nos últimos 11 anos.

“Ficamos muito felizes em estarmos simultaneamente em três grandes comunidades da cidade em 2022. Esperamos estimular as crianças e jovens a voltarem a estudar, uma vez que a pandemia fez com que os números da evasão escolar aumentassem muito. Estamos chegando com diversas atividades no contraturno e sempre com o foco no estímulo ao estudo e no desenvolvimento das potencialidades de nossos alunos”, afirma Marcello Andriotti, fundador da ONG Favela Mundo, homônima ao projeto, ressaltando que as aulas seguirão todas as recomendações de prevenção à Covid-19, especialmente o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento entre os alunos e a distribuição de álcool em gel.

A ONG Favela Mundo foi fundada em setembro de 2010 e traz em seu currículo, desde 2014, o reconhecimento pela Organização das Nações Unidas (ONU) de “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”, no World Cities Day, em Nova York; além de representar o país em outros eventos nos Estados Unidos, Canadá, México, Cuba e Marrocos.

As inscrições devem ser feitas às segundas, quartas e quintas-feiras, das 10h às 16h, pelo e-mail: [email protected]; ou pelo telefone: 2236-4129.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]