Projeto social do Complexo do Alemão realiza festival de dança interno e será transmitido ao vivo pela internet

Por meio da cultura da dança, o Vidançar promove iniciativas que transformam a vida de crianças e jovens

Foto: Projeto Vidançar/DivulgaçãoFoto: Projeto Vidançar/Divulgação

Mais do que uma arte, a dança representa um universo de possibilidades para crianças e adolescentes. Mas, quando o assunto é relacionado às iniciativas sociais que proporcionam esse novo horizonte artístico para moradores de comunidades cariocas, o Projeto Vidançar é um dos principais trabalhos realizados.

Nesta quinta-feira, 28 de outubro, a organização do projeto inicia o II Festival Interno de Dança Vidançar, Biblioteca Parque Estadual do Rio de Janeiro, na Avenida Presidente Vargas, 1261, no Centro do Rio de Janeiro.

Com apresentações artísticas dos bailarinos da companhia, o evento visa contribuir no incentivo cultural, artístico e na capacitação dos alunos envolvidos no projeto. Através de uma competição interna, cerca de 34 integrantes da iniciativa social se apresentam nos estilos de ballet clássico, jazz e danças livres. Para cada modalidade de dança, haverá uma comissão de dançarinos profissionais para fazer as avaliações dos alunos.

Para a coordenadora do projeto, Ellen Serra, a retomada das atividades da instituição visa um crescimento no estímulo ao talento dos alunos e no incentivo à cultura. “O estímulo ao talento de nossos alunos e a retomada dos eventos públicos com toda a cautela, fortalecendo a cultura em nossa cidade, mostra a potência que vem da favela”.

Foto: Reprodução
Criado no Complexo do Alemão, o Projeto Vidançar transforma sonhos em realidades para crianças e adolescentes na comunidade. Imagem: Reprodução.

A competição também fará uma homenagem especial a cantora e compositora, Zélia Duncan, considerada madrinha do projeto Vidançar. A iniciativa, que visa “transformar vidas” por meio da dança, trouxe para seu contexto de trabalho a música “Vai melhorar” da cantora. E, desde então, a canção virou fonte de inspiração para os alunos

O evento será realizado hoje, das 14h às 18h, no teatro da Biblioteca e terá transmissão on-line nas redes sociais do projeto (https://www.instagram.com/projetovidancar/).