Projeto social no Alemão busca ajuda para revitalizar espaço do pré-vestibular

Na tentativa de oferecer melhores condições de estudo, o Centro Cultural Nilton Gomes Pereira “Diquinho” precisa finalizar a reforma iniciada em março

Projeto social no Alemão busca ajuda para revitalizar espaço do pré-vestibular

Foto: Reprodução

No Morro da Baiana, no Complexo do Alemão, Zona Norte da cidade do Rio, o “Conselho Popular do Complexo do Alemão” decidiu homenagear um antigo amigo, Nilton Gomes Pereira, conhecido como Diguinho, que faleceu em Abril do ano passado, aos 72 anos. A homenagem se trata de continuar dando sequência ao seu legado e buscam agora ajuda para revitalizar as instalações do pré vestibular social criado pelo companheiro.  

O morador Nilton Gomes Pereira “Diquinho”, como era conhecido pelo Complexo do Alemão, foi uma importante liderança comunitária para os moradores do Morro da Baiana, presente na luta pela defesa dos direitos dos moradores na região. Fundou, na laje da sua casa, o “Conselho Popular do Complexo do alemão”, um movimento reivindicava melhorias nos direitos básicos dos moradores, como saúde e educação. Educação para a população local era a maior bandeira do conselho. Com isso Diquinho decidiu fundar o “pré-vestibular do Conselho Popular”. Após o seu falecimento, professores, alunos e apoiadores decidiram criar, em de dezembro de 2020, o Centro Cultural Nilton Gomes Pereira Diquinho”.

“Os nossos princípios são a independência de ação. Do povo para o povo, ou seja procuramos resolver os problemas envolvendo a população nas nossas atividades. Este será o nosso primeiro projeto, para poder dar corpo, ritmo e vida ao Centro Cultural, para podermos no ano que vem teremos reforço escolar, alfabetização, encceja. O espaço precisa finalizar a sua reforma iniciada em Março, para poder dar início às aulas”, afirmou a equipe do conselho.

A campanha lançada neste mês almeja arrecadar fundos para as melhorias no espaço, para atender melhor os pré-vestibulandos, moradores do Alemão. Sobre o início das aulas, o conselho comentou a respeito do projeto. ”Expectativa é estar nos unindo com os moradores do Morro da Baiana, principalmente para resolver os problemas enfrentados devido a falta de direitos mínimos que deveriam ser prestados pelo Estado, como educação, alimentação, acesso à cultura, dentre outros”. Independente das reformas, as aulas estão previstas para começar no próximo dia 3 de agosto.

As inscrições para o pré-vestibular ainda estão abertas e podem ser realizadas no sede do Conselho, que fica na Estrada do Itararé, número 137 em Ramos, Morro da Baiana. Os dias são: às segundas, quartas, sextas-feiras de 18h até 20h, e sábado das 9 às 11h. Basta levar a identidade.

Para ajudar na revitalização, é possível doar entrando em contato através do número (21) 98206-4699 (Guilherme).