Promessas não cumpridas: onde está a Praça São Lucas?

Ao invés de um espaço arborizado e de recreação, o local ostenta um concreto a céu aberto

Promessas não cumpridas: onde está a Praça São Lucas?

Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

De um ponto de recreação a um local arborizado: existem diversos significados que exploram a palavra praça, mas nenhum deles explica a situação da Praça São Lucas, mais conhecida como Praça do Inter – em referência ao estabelecimento comercial localizado na frente. Com uma área que possui cerca de 50m², a praça que deveria servir como um lugar de descanso e lazer ostenta um concreto a céu aberto para os moradores do Complexo da Penha. 

Apontada como uma das promessas do Programa Morar Carioca, na gestão de 2010 do prefeito Eduardo Paes, a região não recebeu, em totalidade, os compromissos acordados pela prefeitura. Comparando com os anos anteriores, o local passou de uma região repleta de entulhos, areia e até algumas árvores para um espaço onde o cinza do cimento ocupa toda a estrutura. Para alguns moradores, como é o caso do barbeiro Matheus Silva, de 26 anos, a situação demonstra que a qualidade de vida dos moradores nunca esteve em foco nas pautas públicas.

“O calor aqui é insuportável e não tem nenhuma forma de amenizar isso. E ainda para ajudar tem um concreto a céu aberto que deixa tudo mais quente”, explica Matheus.

Ao redor do concreto a céu aberto é possível ver entulhos e descartes de materiais e objetos, o que aumenta o desconforto de quem passa no local pelo cheiro forte misturado com o calor excessivo. Dona Joana, de 46 anos, e proprietária de uma pequena loja de roupas na região, explica que em alguns dias moradores instalam barraquinhas de proteção contra o sol e cadeiras no lugar e aproveitam o dia ali. 

“Às vezes, o pessoal fica com seus coolers e cadeiras ali mesmo, bebendo uma cervejinha e outra. É uma forma de aproveitar o espaço né?”, destaca dona Joana.