Saiba como solicitar isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022

Página do Participante foi liberada no primeiro minuto desta segunda (4) para pedidos de isenção e justificativa de ausência; prazo termina dia 15 de abril
Foto: Arquivo
Foto: Arquivo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abriu para os estudantes e vestibulandos nesta segunda-feira (04) o pedido de isenção da taxa de inscrição para este ano. A solicitação pode ser feita online através do Portal do Participante.

O Enem é um dos principais modalidades de vestibular do país, permitindo um ingresso mais facilitado para instituições de ensino superior do Brasil. É a porta de entrada para ingresso para faculdades públicas e privadas de todo o país.

O prazo vai até o dia 15 de abril. Nesse período, pessoas que faltaram na última edição da prova também podem justificar a ausência no site.

Quem pode solicitar

Para solicitar a isenção do pagamento da taxa do Enem 2022, o interessado precisa estar cursando a última série do ensino médio em escola pública ou que tenha cursado todo o ensino médio em rede pública ou com bolsa integral na educação privada. Além disso, a família precisa ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Também pode solicitar a isenção o participante que declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), informando o seu Número de Identificação Social (NIS) válido.

Ao solicitar a isenção da taxa, o participante deve apresentar RG do participante e dos demais familiares; cópia do cartão com o NIS válido, no qual está a inscrição no CadÚnico; histórico escolar comprovando a realização de todo o ensino médio em escola pública com assinatura e carimbo da escola. Caso o participante seja bolsista, deverá acrescentar a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral por todo o ensino médio.

Passo a passo para inscrição

1 – Ao chegar no Portal, clique em “Justificativa de Ausência/Isenção”

2 – Passe pelo desafio e insira seu CPF (apenas números)

3 – Preencha sua data de nascimento e clique para começar.

4 – Concorde com os termos da solicitação de isenção e prossiga para o próximo passo.

5 – Confirme os dados nas tela seguinte:

6 – Insira seu CEP da sua residência. Na próxima etapa, insira número da sua casa e o complemento, caso necessário.

7 – Marque a opção que se encaixa com a sua situação educacional.

8 – Marque a escola que você frequentou.

9 – Caso o sistema detecte que você é maior de idade, ele perguntará se sua certificação de ensino médio foi emitido pelo Encceja. Marque a resposta correspondente e avance.

10 – Insiria o ano de conclusão do seu ensino médio.

11 – O portal solicitará o número NIS. Se não souber o número, acesse o CadÚnico para consultar. Você também marcar a opção “Não tenho NIS” e avançar.

12 – Ao final, role a tela até a parte de baixo para confirmar as informações.

É importante lembrar que a isenção da taxa de inscrição não garante a confirmação no ENEM. Os interessados deverão preencher o formulário na Página do Participante.

Para mais informações, é possível acessar o edital do concurso ou acessar a página do Governo Federal dedicada exclusivamente para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]