Secretaria de Educação inicia 2ª fase de pré-matrícula na rede estadual nesta quinta-feira (27)

As vagas serão dedicadas exclusivamente aos alunos que se inscreveram na 1ª fase e não foram alocados em nenhuma unidade escolar
Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro/Divulgação
Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro/Divulgação

A partir de amanhã (27), um período essencial retorna para os estudantes nas comunidades cariocas: a segunda fase de pré-matrículas na rede estadual. Com o objetivo de priorizar os alunos que não foram alocados na primeira etapa, a quinta-feira e a sexta-feira desta semana são datas exclusivas para quem não participou no primeiro momento. A partir do próximo sábado, dia 29, as inscrições são para todos.

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) realiza a abertura da etapa a partir das 8h, por meio do site Matrícula Fácil, que pode ser acessado clicando neste link (https://www.matriculafacil.rj.gov.br/). Para os estudantes que não confirmaram na primeira fase ou que perderam os prazos de inscrição, a abertura é neste sábado e acontece a partir das 8h também. Diferente da proposta inicial, onde os candidatos escolhiam mais de uma opção de escola, nessa a escolha é única; já que as vagas disponíveis são as remanescentes da primeira etapa, ou seja, é de acordo com a disponibilidade.

No momento da conclusão da pré-matrícula na plataforma do Governo, o candidato ou os responsáveis, caso o estudante não possua os 18 anos completos, precisa comparecer à escola escolhida com a documentação solicitada (certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade pessoal ou do familiar responsável, histórico escolar, laudo comprobatório de deficiências declaradas, comprovante de residência e atestado médico para atividades físicas), em dois dias úteis.

A partir do dia 02 de fevereiro, também às 8h, os alunos já matriculados na rede estadual de ensino público poderão realizar, exclusivamente através do site www.matriculafacil.rj.gov.br, a transferência imediata, caso haja a disponibilidade de vaga, e/ou o preenchimento de um cadastro para transferência informatizada. Em todos os casos, o aluno deverá informar o seu número de matrícula ativa em 2022, no ato da inscrição.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]