Projeto social na Vila Vintém vende camisas e reverte valor em doação para famílias da comunidade

Voluntários vestem camisa do projeto que dá apoio às famílias da Vila Vintém

Projeto social na Vila Vintém vende camisas e reverte valor em doação para famílias da comunidade

Projeto também distribui quentinhas aos moradores em risco alimentar

O projeto SOS Vila Vintém está arrecadando alimentos não perecíveis e vendendo camisas para dar apoio às famílias da comunidade, situada em Padre Miguel, na Zona Oeste do Rio. A equipe distribui, também, frutas e legumes para os moradores, atendendo três famílias por semana. Para tornar o trabalho possível, os organizadores fecharam parceria com o comércio local, a fim de levantar recursos e doações. Além disso, possível doar roupas e móveis, já que há pessoas sem utensílios domésticos. 

O projeto surgiu com o objetivo de diminuir os impactos da Covid-19 na favela. Em um primeiro contato com a equipe de voluntários, os moradores passam por uma triagem para cadastramento, na qual será apontada, de fato, a necessidade de cada um. A falta do que comer é uma realidade que assola as comunidades, sendo resultado da crise econômica provocada pela pandemia – além da desigualdade socioeconômica já existente no país há décadas.

Além da distribuição de cestas básicas, O SOS Vila Vintém criou o Cozinha Social, uma ação para oferecer quentinhas às quartas-feiras na comunidade. A ausência do poder público com medidas efetivas no combate ao coronavírus é percebido nas ações organizadas pelos próprios moradores. “O governo só visa a comunidade como voto”, aponta Patrick Bruno de Souza, coordenador das ações. 

O projeto conta com 19 pessoas voluntárias, que vivem na Vila Vintém. A parceria com o comércio local fortalece as atividades. “Os comerciantes da comunidade compram as camisas para os funcionários e ainda divulgam as ações diretamente com quem vive no local”, explica. Se você deseja ser um doador, é só entrar em contato pelo (21) 99075-6257, ou pelo Facebook, no link: https://www.facebook.com/SOS-Vila-Vint%C3%A9m-100510641683477/.