UFRJ e Fiocruz conectam favelas e universidades em evento gratuito

Em sua primeira edição online, a iniciativa reúne conhecimentos produzidos por moradores, ex-moradores, estudantes e lideranças sociais das favelas e periferias do Rio

Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

A Universidade Federal do Rio de Janeiro iniciou neste dia 16 de novembro a Jornada Favelades Universitáries. O evento é articulado pelo Fórum Favela Universidade, que é formado por organizações da Maré e Manguinhos, Fiocruz e Extensão da UFRJ. 

Esta 1ª edição da Jornada contará com debates, rodas de conversa, oficinas, minicursos, além de atividades artísticas e culturais. Os convidados especiais são o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad e o ex-deputado federal, Jean Wyllys.

“O objetivo do evento é potencializar iniciativas que mostrem, na prática, o impacto que favela e universidade têm uma sobre a outra. É cada vez mais importante estimular ações que conectem esses espaços”, explica Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da UFRJ.  

Ivana Bentes durante um evento na UFRJ.
Foto: Reprodução

O evento vai reunir iniciativas produtoras de conhecimento, conduzidas por moradores, ex-moradores, estudantes, professores universitários e lideranças sociais das favelas e periferias do Estado do Rio de Janeiro. Os projetos participantes estão divididos em eixos como Educação, Saúde, Tecnologia, Cidade, Arte e Memória. 

Projetos em destaque 

Uma das iniciativas é o “Laboratório de Educação Territorializada e Cidadã”. Através de atividades pedagógicas de arte, ciência e tecnologia, o projeto, que tem apoio da Fiocruz, incentiva o protagonismo de jovens do Complexo de Manguinhos na transformação local e estimula sua participação em processos seletivos de Escolas Técnicas e Politécnicas do Rio de Janeiro. 

Foto: Reprodução

Outro destaque do evento é o Programa de Incubação de Empreendimentos Populares, ação de Extensão da UFRJ. Durante a pandemia, a iniciativa atuou no suporte a pequenos negócios em diferentes favelas e periferias do Rio de Janeiro. A consultoria foi realizada pelos próprios alunos da UFRJ moradores dos territórios onde os empreendimentos acontecem.

O encontro é promovido pelo Fórum Favela Universidade, em articulação com o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré, Museu da Maré, Rede Casa Viva de Manguinhos, Fiocruz e Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Inscrição

A Jornada Favelades Universitáries acontece entre os dias 16 a 20 de novembro e será realizada em formato online. O evento será transmitido no canal oficial do Fórum Favela Universidade no Youtube. Para acessar a Programação e realizar sua  inscrição como ouvinte, basta acessar este link (https://www.even3.com.br/favela_universidade/)