Veja o calendário de vacinação contra a Covid-19 da semana de 16 a 21 de agosto

Será vacinado o público em geral de 22 a 18 anos

Veja o calendário de vacinação contra a Covid-19 da semana de 16 a 21 de agosto

Foto: Selma Souza / Voz Das Comunidades

Com a retomada do calendário de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou que chegou a vez das mulheres e homens de 22 a 18 anos se vacinarem. Nesta segunda-feira (16) mulheres com 22 anos podem se vacinar pela manhã e os homens na parte da tarde. Hoje também, pessoas com 30 anos ou mais, gestantes, puérperas e pessoas com Deficiência (PcD) que ainda não se vacinaram podem receber a primeira dose em qualquer dia de imunização, no período da tarde.

Após a paralisação do calendário na última semana pelo atraso na entrega das doses da vacina contra a Covid-19, a  Secretária Municipal de Saúde confirmou, na última sexta-feira (13), a continuidade do cronograma de vacinação na cidade do Rio. Com isso, mulheres e homens de 22 a 18 anos serão imunizados no mesmo dia. Porém, em turnos diferentes; mulheres pela manhã, e homens pela tarde, avançando de forma escalonada até sábado dia 21.

Mais de 6 milhões de doses foram aplicadas na cidade do Rio
Foto: Reprodução

A SMS informou que mais de 86% dos adultos cariocas foram vacinados com a primeira dose, ou dose única. Já a segunda dose, tem 40,6% do público alvo vacinado. Ao todo são mais de 2 milhões de pessoas com a imunização completa, cerca de 32%.   

Pessoas com algum tipo de deficiência devem apresentar laudo da rede pública ou particular; cartão de gratuidade no transporte público; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou outro documento que indique a deficiência. Gestantes e puérperas devem apresentar cartão de pré-natal, além da assinatura do termo de esclarecimento disponível no portal da Prefeitura do Rio. Aqueles que irão receber a vacina devem apresentar identificação original com foto, número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação.

Quem for receber a segunda dose, deve levar também o comprovante da primeira aplicação. Vale lembrar também que a proteção contra o vírus só é garantida após 14 dias da aplicação da segunda dose. Por isso, fique atento para não perder a sua data. É possível encontrar a unidade mais próxima da sua casa também acessando o portal.