Vila Sapê será a próxima comunidade a ser atendida pelo Favela com Dignidade

Iniciativa criada pela Secretaria Especial de Ação Comunitária (Seac), em parceria com outros órgãos municipais, o programa leva serviços da prefeitura às favelas

Vila Sapê será a próxima comunidade a ser atendida pelo Favela com Dignidade

Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio

As praças da Vila Sapê e África do Sul, no IV Centenário, em Curicica, Zona Oeste da cidade do Rio, estão no cronograma de serviços do programa Favela Com Dignidade, que inicia no próximo dia 11 de setembro. Os locais foram escolhidos pela Secretaria de Ação Comunitária durante vistoria realizada na região.

A revitalização das praças da Expansão e Eurípedes Barsanulfo, na Vila Sapê, e África do Sul, faz parte deste atendimento às favelas do município. Será realizado um projeto de paisagismo nos locais. O serviço vai ser estendido para as casas de moradores, com a instalação de telhados verde e jardinagem vertical. A Secretaria de Conservação já começou a substituição de tampas e grelhas na localidade, além de pavimentação, a pedido dos moradores.

“Política pública tem que se fazer valer em todas as comunidades. A gente tem que diminuir o número de pessoas vulneráveis e necessitadas de serviços da Prefeitura. E para isso, temos que trabalhar juntos, unidos”, ressaltou Marli Peçanha, secretária de Ação Comunitária.

  Marli Peçanha, secretária de Ação Comunitária.
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

A Secretaria Especial de Ação Comunitária lançou em março Brilha Comunidade. O objetivo do programa é de agir de forma integrada com outros órgãos da prefeitura do Rio para levar, o quanto antes, melhorias para as favelas da cidade. É composto por três projetos: Turistando com a comunidade, Casa Carioca e Recicla Comunidade. Mas, atualmente, ele mudou de nome, e agora se chama Favela com Dignidade.

Serviços e atendimentos confirmados até agora na Vila Sapé, de acordo com a Secretaria de Ação Comunitária:

  • Assistência Social: Atendimento e atualização do CADÚnico, orientação para acesso à documentação Civil;
  • CET-Rio: Distribuição de material educativo voltado para ciclistas e motociclistas e de educação para o trânsito. Para pedestres o foco será no BRT;
  • Cidadania: Atendimento para denúncias de violação de Direitos Humanos, orientação da diversidade religiosa (isenção de IPTU); Procon Carioca, com negociação de dívidas recebimento de denúncias e orientações;
  • Comlurb: Limpeza, colocação de caçambas e poda de árvores;
  • Conservação: Limpeza e desobstrução das caixas de ralo e rede de águas pluviais; reposição de grelhas e tampões serviços de tapa buracos, nivelamento de tampões e demais serviços drenagem e pavimentação;
  • Educação: Encaminhamento para matrícula, divulgação da Ilhas de Conexão e do aplicativo Rio Educa em Casa;
  • Fundação Planetário: Inscrição para visitação gratuita, Exposição “Mulheres e a Ciência” e oficina de pintura para crianças;
  • Habitação: Inscrição no Casa Verde e Amarela;
  • IPLAN Rio: Garantir a conectividade dos serviços e sistemas de informação;
  • Juventude: Cadastramento para cursos de capacitação profissional, orientação sobre o direito dos jovens e oficina de Fotografia;
  • Ordem Pública: Divulgação da Ronda Maria da Penha, da GM-Rio;
  • Secretaria de Promoção da Mulher: Orientação Jurídica, Exposição de serviços;
  • Rioluz: Troca de lâmpadas e instalação de iluminação de led;
  • Riotur: Distribuição de convites para a Cidade das Artes;
  • Saúde: Ações de prevenção e promoção de saúde, orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis com distribuição de preservativos, orientação sobre saúde bucal e sobre controle e uso do tabaco;
  • Trabalho e Renda: Cadastramento para entrevista de emprego, cursos online de capacitação em parceria com Instituto Cresce e Proa, orientação para emissão de carteira de trabalho e seguro desemprego;
  • Transportes: Divulgação de Serviços, orientação para recursos de multa cartão de estacionamento, registro de reclamação e sugestão.