Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Voz das Comunidades lança painel que monitora casos de dengue em 11 favelas cariocas

Casos confirmados ultrapassam 3 mil confirmações, sendo o Complexo do Alemão o local com o maior número de casos, com mais de 1.600 registros
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Voz das Comunidades lançou, nesta quinta-feira (29), o painel ‘Dengue nas Favelas’, que tem como objetivo acompanhar e divulgar informações atualizadas sobre a epidemia da arbovirose em 11 comunidades cariocas. As informações epidemiológicas são apuradas a partir da Subsecretaria de Promoção da Saúde, Atenção Primária e Vigilância de Saúde (SUBPAV). 

Atualmente, os casos confirmados nas 11 favelas do Rio ultrapassam 3 mil confirmações, sendo o Complexo do Alemão o local com o maior número de casos, com mais de 1.600 registros. Além do Alemão, Rocinha, Complexo da Maré, Acari, Gardênia Azul, Manguinhos, Cidade de Deus, Mangueira, Vidigal, Vila Kennedy e Jacarezinho também estão sendo monitorados.

O Painel Dengue nas Favelas disponibiliza diariamente, por meio de uma plataforma online, dados como o número de casos confirmados nas favelas do município do Rio, gráficos da evolução do vírus por dia e quantidade de óbitos.

Renato Moura, diretor operacional da ONG, conta que a ideia é fazer um recorte da situação real da epidemia, com foco nos locais de maior vulnerabilidade social. “Desde o início dos primeiros casos, quando o assunto se tornou mais preocupante, iniciamos campanhas de conscientização utilizando nossas ferramentas como o aplicativo, impresso e site. Também iremos publicar diariamente nas redes sociais o número de casos confirmados das últimas 24 horas.”

Importância de ter um painel voltado para as favelas

O Painel Dengue nas Favelas é uma ferramenta importante para auxiliar no controle e combate à Dengue, fornecendo informações precisas e atualizadas para a população e autoridades de saúde. A iniciativa reforça o compromisso do Voz das Comunidades em promover a conscientização e ações efetivas de enfrentamento às epidemias que afetam as comunidades do Rio de Janeiro.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Veja também

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]