Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Rede Favela Sustentável protagoniza primeiro debate nas redes para as favelas

Objetivo foi destacar propostas apresentadas na carta-compromisso enviada às candidatas e aos candidatos antes do debate

Na noite de quinta-feira (22/10), a Rede de Favela Sustentável realizou o primeiro debate propositivo com candidatas e candidatos à prefeitura da cidade do Rio, com foco em meio ambiente, sustentabilidade e resiliência. Participaram Clarissa Garotinho, Cyro Garcia, Eduardo Bandeira De Mello, Fred Luz, Henrique Simonard, Luiz Lima, Renata Souza e Suêd Haidar.

Com o apoio de agentes de favelas, foi proposto um compromisso para ações voltadas ao meio ambiente e à sustentabilidade para moradores desses territórios. Sob o comando da Dra. Theresa Williamson, o debate da Rede de Favela Sustentável foi uma oportunidade importante para moradores saberem quem firmou o compromisso de pensar em políticas socioambientais de forma participativa, a partir do conhecimento das favelas e do fortalecimento de iniciativas locais. Políticas socioambientais representam qualidade de vida no cotidiano de moradores, como água, saneamento, coleta e reciclagem de lixo, contenção de encostas.

O objetivo foi focar em propostas apresentadas na carta-compromisso enviada às candidatas e aos candidatos antes do debate. As perguntas foram elaboradas pelos Grupos de Trabalho da Rede Favela Sustentável: Água e Esgoto, Geração de Renda, Resíduos Sólidos, Memória e Cultura, Hortas e Reflorestamento, Energia Solar e Educação Ambiental. O debate foi dividido em quatro blocos, com perguntas sorteadas ao vivo e sorteio também de candidatos para responder.

A oportunidade de ouvir candidatas e candidatos foi para moradores da cidade, já que nem todas as emissoras de televisão não estão realizando debates, como fizeram nas eleições anteriores, por causa da pandemia do novo coronavírus. E nos debates da TV nem todos os candidatos podem participar, geralmente são convidados apenas quem está na frente nas pesquisas. Por isso também que o debate da Rede Favela Sustentável foi importante, pois todas e todos que concorrem à prefeitura do Rio puderam participar.

Mesmo assim, o debate não contou com a participação de seis candidatos. Paulo Messina não confirmou participação. Eduardo Paes e Marcelo Crivella confirmaram e cancelaram a participação. Martha Rocha, Gloria Heloiza e Benedita da Silva confirmaram e não participaram. Apenas Gloria e Benedita justificaram as ausências

Veja as propostas apresentadas pela Rede Favela Sustentável para candidatas e candidatos à prefeitura da cidade do Rio na carta-compromisso. E como o debate foi gravado, é possível ver no Youtube acessando este link aqui.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Veja também

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]