É FALSO o teste de prender respiração para ver se tem Covid-19

Nas últimas semanas, um vídeo circulou pelas redes sociais junto de uma mensagem dizendo “se você conseguir prender a respiração até que o ponto vermelho se mova de A para

É FALSO o teste de prender respiração para ver se tem Covid-19

Nas últimas semanas, um vídeo circulou pelas redes sociais junto de uma mensagem dizendo “se você conseguir prender a respiração até que o ponto vermelho se mova de A para B, você está livre de Covid-19 no momento. Teste simples e cobiçoso. Teste grátis sem nenhum custo. Ajude a salvar uma vida. Espere até que o ponto vermelho se mova para A antes de começar a prender a respiração“. O suposto teste É FALSO.

Ao G1, a pneumologista Patricia Canto Ribeiro, da Escola Nacional de Saúde Pública, afirma que a mensagem é totalmente falsa. “Esse é um teste de ‘fôlego’, não serve como diagnóstico de Covid. Qualquer pessoa com uma doença respiratória tem dificuldade para prender a respiração. Calculei aqui, parece que são 25 segundos entre A e B. Asmáticos, pacientes com DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), que tenham pouco preparo físico ou sejam mais idosos podem não conseguir fazer esse teste. Além disso, é preciso considerar os sintomas clínicos para o diagnóstico de Covid. Totalmente fake. É uma loucura esse tipo de coisa“, diz.

Após uma pesquisa reversa das imagens, viu-se que o suposto teste circula em outros idiomas e em outros países. A mensagem chega a ter palavras no idioma hindi.