Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
É FALSO que vendedores de perfume estejam usando novo golpe para dopar clientes 

A preocupação constante com conteúdos falsos ou repletos de desinformação é uma presença diária na rotina de usuários de redes sociais atualmente, inclusive moradores de comunidades do Rio de Janeiro.

Pois, em grupos de aplicativos de mensagens instantâneas e perfis nas redes sociais, o compartilhamento de materiais duvidosos e questionáveis é uma tendência cada vez maior. 

No início desta semana, por exemplo, uma suposta denúncia de uma situação que colocava em risco a vida e a integridade das pessoas circulou com bastante frequência nesses meios de comunicação entre moradores. Nela, havia o alerta do Departamento de Polícia de um possível “golpe do perfume em papel”, onde o vendedor de fragrâncias solicitava para o cliente cheirar um pedaço de folha, para sentir se o cheiro agradava. Entretanto, a mensagem alegava que esse era um meio de dopar a vítima com uma substância desconhecida e que a deixava em condições vulneráveis para sofrer com furtos, violências físicas e morais, e outras situações de risco. O conteúdo ainda apontava que esse procedimento acontecia, em sua grande maioria, em lugares públicos e de grande circulação (mercados, shoppings, pontos de ônibus, rodoviárias e etc.)

Porém, para entender a origem desse conteúdo, a equipe de checagem e apuração do Voz das Comunidades entrou em contato com as instituições da Polícia Militar e Civil do Rio de Janeiro, onde ambas emitiram uma nota afirmando que não compartilharam nenhuma mensagem de alerta ou conteúdos a respeito desse novo golpe em lugares públicos. É importante ressaltar que, apesar de ser um conteúdo visando o cuidado com o bem-estar dos moradores, o compartilhamento de informações falsas pode ocasionar severos danos para alguém. 

A transmissão de conteúdos falsos a respeito de qualquer assunto é extremamente grave. Tem muitas consequências e pode afetar a vida de alguém de diversas formas. Verifique as informações antes de compartilhar em grupos de família, amigos ou quaisquer outros.

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]