É MENTIRA que digitar “Ankole” no Google faz a plataforma revelar a última foto do seu celular

Tendo em vista o alto vazamento de informações privadas através de aparelhos de celular e redes sociais, com certeza, o cuidado com os dados pessoais é um assunto extremamente importante nos últimos anos.

Porém, nessa área, é muito comum a presença de conteúdos duvidosos e enganosos com o objetivo de causar pânico. Na última semana, por exemplo, um material circulou com bastante repercussão nesses meios de comunicação digital. Nele, a mensagem afirmava que ao digitar no Google a palavra “Ankole” a plataforma revelava a sua última foto da galeria do smartphone. 

Essa simples informação, que é FALSA e leva a pessoa acreditar que a empresa do Google possui um amplo acesso livre ao seu aparelho celular e todas as fotografias realizadas nele, sem que você saiba. Entretanto, essa mensagem não condiz com a realidade. Ao digitar a palavra na aba de buscas da plataforma, em nenhum momento, a sua última foto aparece no site. 

Além disso, conteúdos com esse direcionamento são facilmente compartilhados em grande escala pelo tema ser de interesse público. Contudo, não há a menção desse tipo de acontecimento em nenhum meio de fonte segura (agências de checagem, jornais, revistas ou sites de tecnologia). 

A transmissão de conteúdos falsos a respeito de qualquer assunto é extremamente grave. Tem muitas consequências e pode afetar a vida de alguém de diversas formas. Verifique as informações antes de compartilhar em grupos de família, amigos ou quaisquer outros.

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]