Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
É MENTIRA que Rainha Elizabeth II tomou Ivermectina para tratar Covid-19

Dia 20 de fevereiro foi anunciado que a Rainha Elizabeth II, de 95 anos, contraiu Covid-19. Em comunicado, Palácio de Buckingham confirmou de fato. Mas, notícias destorcidas começaram a circular.

Um delas diz que a rainha já teria se recuperado da Covid-19 tomando somente ivermectina. A informação teria sido noticiada por uma emissora de TV australiana. Não demorou muito para que grupos de WhatsApp e Facebook compartilhassem o conteúdo. Entretanto, a informação é completamente FALSA.

Conforme verificação da Agencia Lupa, da revista Piauí, a reportagem original é de um programa chamado “A Current Affair”, do canal australiano Channel 9. No vídeo original, o conteúdo buscava noticiar o fato de que a rainha Elizabeth II estava com covid-19. Durante o vídeo, o programa fala sobre a possibilidade do uso de alguns medicamentos para diminuir o quadro da monarca. Mukesh Haikerwal, médico, aborda o termo da idade em relação à Elizabeth II. “Pessoas na faixa dos 90 anos estão em significante perigo de terem desfechos negativos”.

Na sequência, o repórter diz que, segundo o médico, pacientes com idades semelhantes à rainha podem utilizar medicamentos aprovados para pessoas de alto risco. Nesse trecho, imagens de remédios aparecem na tela – um deles é o Stromectol, cujo princípio ativo é a ivermectina.

Nem o repórter da emissora e nem o médico afirmam que os medicamentos são utilizados no tratamento da rainha Elizabeth II. Mais tarde, Haikerwal publicou em seu twitter que as imagens foram “inseridas inadvertidamente” no conteúdo. Além disso, na mesma publicação, o médico elencou uma lista de medicamentos autorizados para tratamento do Covid-19. A ivermectina não está presente na lista de Haikerwal.

O Channel 9 apagou o conteúdo veiculado.

A transmissão de conteúdos falsos a respeito de qualquer assunto é extremamente grave. Tem muitas consequências e pode afetar a vida de alguém de diversas formas. Verifique as informações antes de compartilhar em grupos de família, amigos ou quaisquer outros.

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]