Uso prolongado de máscara NÃO faz mal à saúde

O título já chama a atenção: no Whatsapp, mensagens estão sendo encaminhadas com a chamada sensacionalista “UTILIDADE PÚBLICA, LEIAM!!! O texto falso afirma que o uso prolongado de máscaras produz

Uso prolongado de máscara NÃO faz mal à saúde

O título já chama a atenção: no Whatsapp, mensagens estão sendo encaminhadas com a chamada sensacionalista “UTILIDADE PÚBLICA, LEIAM!!! O texto falso afirma que o uso prolongado de máscaras produz hipóxia, ou seja, quem estiver usando a máscara por muito tempo pode ser intoxicado por dióxido de carbono. Os supostos sintomas seriam fadiga, perda de reflexos e consciência. O que não é verdade.

O site do Ministério da Saúde foi consultado para esclarecer a informação. Em sua plataforma, o órgão alega que a população “utilize caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência”. Não consta em nenhum lugar que a máscara faça mal à saúde das pessoas que usam por períodos contínuos.

Outras recomendações sobre a máscara são descritas no site do Ministério da Saúde. Em um nota divulgada pelo órgão, o uso das máscaras cirúrgicas devem ser utilizadas preferencialmente por profissionais da saúde , por pessoas que apresentaram os sintomas de Covid-19 ou estiveram próximas a infectados.

“As recomendações do Ministério da Saúde em relação ao uso de máscaras cirúrgicas e N95 permanece: apenas pessoas com sintomas, doentes, ou as que tenham a confirmação da Covid-19, seus familiares responsáveis pelo cuidado e profissionais de saúde devem usar este equipamento de proteção”, afirma o órgão.