Foto de homem no chão ao lado de manifestantes no dia 7 de setembro é VERDADEIRA

Viralizou nas redes sociais uma foto de uma jornalista em que manifestantes bolsonaristas estão passando ao lado de um homem em situação de rua, que estava deitado no chão. Essa

Foto de homem no chão ao lado de manifestantes no dia 7 de setembro é VERDADEIRA

Viralizou nas redes sociais uma foto de uma jornalista em que manifestantes bolsonaristas estão passando ao lado de um homem em situação de rua, que estava deitado no chão. Essa foto é VERDADEIRA. O registro foi feito em Brasília, por volta das 7h, no dia 7 de setembro, data em que manifestantes realizaram ações de apoio ao presidente Bolsonaro, pela Sarah Teófilo.

No entanto, uma publicação no Facebook acusou o registro de ser uma “montagem”. Foi apresentada até mesmo uma outra versão da cena, sem a presença da pessoa deitada, e que esta seria a imagem “verdadeira”. Contudo, essa imagem é a falsa.

A apontada como “original” pelos apoiadores do presidente foi editada digitalmente. Nessa, o homem deitado foi substituído por uma sombra e teve a palavra “original” sobreposta ao local onde ele estava na foto.

A imagem foi alterada e dita como original.
Foto: Reprodução Internet

Importante ressaltar que a fotografia original foi publicada na conta pessoal do Twitter da jornalista uma hora depois do registro e foi compartilhada mais de 15 mil vezes.

As versões manipuladas começaram a circular no dia seguinte à publicação original, no dia 8 de setembro, afirmando que foto original feita pela jornalista seria uma “fake news”.