Foto de jovem sendo pisoteada por policial NÃO foi feita no Ceará durante a pandemia

Circula pelas redes sociais uma foto de uma jovem com o rosto coberto caída no chão e sendo pisoteada por um policial montado em uma moto. A legenda diz que

Circula pelas redes sociais uma foto de uma jovem com o rosto coberto caída no chão e sendo pisoteada por um policial montado em uma moto. A legenda diz que a imagem foi feita no Ceará em meio à pandemia do novo coronavírus. Essa informação é falsa.

A imagem não foi feita no Ceará nem é recente. A foto foi feota na Venezuela em 2017 pelo fotógrafo Miguel Gutiérrez, da agência Efe. A motocicleta do policial tem a inscrição GNB, de Guarda Nacional Bolivariana.

A jovem fotografada é estudante e participava das manifestações contra Nicolas Maduro. Jornais da Venezuela exibiram a imagem na época. Em outra imagem, a jovem aparece com uma bandeira da Venezuela cobrindo o rosto.

Esta é a imagem com a informação falsa

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]