Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Governo federal NÃO está distribuindo vale-gás social pelo WhatsApp

Circula novamente pelo WhatsApp uma mensagem dizendo que o Governo Federal estaria oferecendo um “vale-gás social” de R$110 por mês para famílias que se cadastrarem em um site.

Segundo esta mensagem, o benefício estaria disponível para pessoas de baixa renda, aposentados, beneficiários do auxílio emergencial e também para os que recebem o Bolsa Família. Mas a informação é FALSA.

Com aumento excessivo de preço do gás de cozinha, a mensagem de que um programa social do governo estaria oferecendo um vale-gás de R$ 110 mensais, destinado à compra de gás de cozinha, voltou a circular nos aplicativos de conversas.

Esse link que circula é falso
Foto: Reprodução

O Ministério da Cidadania confirmou que não tem nenhum programa que ofereça um vale-gás. Na verdade, trata-se de um golpe para roubar informações das pessoas que acabam preenchendo o formulário. A assessoria de imprensa do ministério informou, em nota ao site de checagem de notícias da Agência Lupa, que essa é uma notícia falsa e que vem sendo propagada desde o ano passado durante a pandemia da Covid-19. 

O golpe do vale-gás é parecido a outros que circulam pelos aplicativos de conversas. O benefício não existe. Essas mensagens sempre trazem um link para que a pessoa faça um cadastro. Ao clicar, a vítima entra em um site que, geralmente, simula endereços oficiais do governo, para tentar dar credibilidade ao conteúdo vinculado. Depois que são fornecidas algumas informações, a página informa que o benefício foi aprovado e pede para que o texto seja compartilhado em outros grupos de conversa. Após isso, o usuário é redirecionado para um site que tenta roubar informações.

Importante relembrar que clicar em links duvidosos é arriscado. Certifique-se sempre de verificar as informações nos canais oficiais do governo federal. Saiba mais: www.cidadania.gov.br.

A transmissão de conteúdos falsos a respeito de qualquer assunto é extremamente grave. Tem muitas consequências e pode afetar a vida de alguém de diversas formas. Verifique as informações antes de compartilhar em grupos de família, amigos ou quaisquer outros.

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]