Inalação com água oxigenada e bicarbonato de sódio NÃO previnem a Covid-19

Circula em grupos de WhatsApp um vídeo em que um médico ensina uma receita à base de bicarbonato de sódio para prevenir e tratar a Covid-19. O autor afirma que

Inalação com água oxigenada e bicarbonato de sódio NÃO previnem a Covid-19

Circula em grupos de WhatsApp um vídeo em que um médico ensina uma receita à base de bicarbonato de sódio para prevenir e tratar a Covid-19. O autor afirma que a inalação de uma fórmula feita com água mineral, bicarbonato de sódio e água oxigenada é capaz de prevenir a doença. Ele também afirma que essa mesma fórmula pode ser usada em inalações como tratamento caso uma pessoa seja infectada pelo novo coronavírus.

A informação é falsa. Não há evidências de que a combinação de compostos químicos, como o bicarbonato de sódio e o peróxido de hidrogênio, popularmente conhecida como água oxigenada, previnam ou contribuam para que a Covid-19 não evolua para um quadro grave.

Não há, até o momento, cura para a Covid-19. As principais recomendações para prevenir a doença, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e entidades como a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), são uso de máscara, distanciamento social e higienização correta das mãos, além da vacina, quando disponível.