Moeda chamada “DIM” não entrará em vigor no Brasil em 2020

Nas últimas semanas, circulou pelas redes sociais que, a partir de novembro, o real brasileiro seria substituído por uma moeda chamada “DIM”. A informação é falsa e já foi negada

fake moeda dimfake moeda dim

Nas últimas semanas, circulou pelas redes sociais que, a partir de novembro, o real brasileiro seria substituído por uma moeda chamada “DIM”. A informação é falsa e já foi negada pelo Banco Central, única instituição que tem a competência da União para emitir moeda, conforme previsto no artigo 164 da Constituição Federal.

No texto difundido de forma online, a suposta nova moeda é defendida por grupos de apoio ao autointitulado “presidente constituinte” Celio Evangelista Ferreira do Nascimento, que diz em vídeo que o DIM é seu primeiro ato como chefe de estado. Celio, que tem um site para defender seus projetos, foi preso em maio deste ano pela Polícia Civil do Distrito Federal  após investigações sobre suspeitos de ameaçar de morte juízes, promotores e procuradores do Distrito Federal.

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]