Pessoas em situação de rua NÃO são imunes a Covid-19

Circula nas redes sociais um post dizendo que nenhum mendigo morre de Covid-19, pois são imunes. A publicação diz que se a pandemia fosse verdadeira, os medidos teriam sido exterminados,

Pessoas em situação de rua NÃO são imunes a Covid-19

Circula nas redes sociais um post dizendo que nenhum mendigo morre de Covid-19, pois são imunes. A publicação diz que se a pandemia fosse verdadeira, os medidos teriam sido exterminados, pois não usam álcool em gel, não fazem distanciamento social e não ficam em casa.

A informação é falsa. Não há um levantamento nacional que mostre os casos de óbitos por Covid-19 de pessoas em situação de rua. Mas, não cabe afirmar que nenhum morador de rua morreu por Covid-19.

De acordo com o Ministério da Saúde, esses dados devem ser obtidos por meio das prefeituras e estados. Como em São Paulo, onde dados da prefeitura mostram que de abril a agosto 294 pessoas em situação de rua foram diagnosticadas com o novo coronavírus, e 30 morreram. Já no Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos só possui informações sobre as pessoas em situação de rua que deram entrada em abrigos.