NÃO estão enterrando caixões vazios no Amazonas

Circula nas redes sociais imagens que mostram um caixão vazio e desenterrado, com a informação de que eles haviam sido encontrados no Amazonas, em meio a pandemia do coronavírus. As

NÃO estão enterrando caixões vazios no Amazonas

Circula nas redes sociais imagens que mostram um caixão vazio e desenterrado, com a informação de que eles haviam sido encontrados no Amazonas, em meio a pandemia do coronavírus. As pessoas que compartilham a suporta descoberta argumentam que a manobra foi utilizada para aumentar o número de mortes pela doença. A informação é falsa.

As imagens, tanto o vídeo quanto as fotos, não são atuais nem foram feitas no Amazonas em meio ao surto de covid-19, como afirmam publicações nas redes. Na verdade, o conteúdo é pertinente à uma investigação da Polícia Civil sobre fraudes em seguros de vida, que aconteceu em maio de 2017, em São Carlos (SP).

Imagem de uma notícia que foi publicada sobre o caso, na época

A mesma alegação falsa também circula acompanhada de outras imagens. Um frame de uma reportagem da Band, por exemplo, foi usado como se mostrasse o enterro de caixões vazios em Manaus. A matéria, no entanto, apenas noticiava a realização de sepultamentos de vítimas da covid-19 em valas comuns na cidade. A prefeitura de Manaus (AM), responsável pelos cemitérios do município, também negou a informação.

O Facebook, inclusive, vem bloqueando esse conteúdo em postagens na rede social visto que, comprovadamente, já foi tido como falso.

Fontes: https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2020/04/29/verificamos-foto-caixao-vazio-enterros-covid-19-amazonas/

https://aosfatos.org/noticias/foto-que-mostra-caixao-vazio-desenterrado-e-de-2017-e-foi-tirada-em-sao-paulo-nao-no-amazonas/?fbclid=IwAR2hsXN9TXiBP3WFe7B_z2hly6-rjhjMMfHSRMPBwxXo8hsIwAuwwkJictQ