Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Virose que tem sintomas parecidos com Covid-19 pode ser tratada com chá caseiro e dipirona

Uma mensagem que diz que há um vírus parecido com o Covid-19 passeia pelas redes sociais. O texto, cheio de informações sem comprovação médica, diz que essa nova virose causaria também perda do olfato e paladar e pode ser tratado com chá caseiro e dipirona. A mensagem ainda informa que as pessoas não devem procurar auxílio médico para não ser infectado pelo coronavírus, pois seriam internadas.

De acordo com dados do site da FioCruz virose é qualquer doença causada por um vírus . Elas podem ser intestinais ou respiratórias “Na virose respiratória, podemos ter como sintomas mais frequentes: tosse, febre, mal-estar, falta de apetite, coriza e dor de garganta. Já as viroses intestinais, temos como principais sintomas: febre, náusea, falta de apetite, vômito e dor abdominal. Não necessariamente temos todos os sintomas. Podemos, inclusive, ter viroses assintomáticas (sem sintomas)”.

Entretanto, apesar das viroses apresentarem alguns sintomas parecidos, não há nenhum dado sobre a automedicação e o tratamento com chás aliados a dipirona combatem o vírus. Leia o que diz o texto no site da Fiocruz.

“No caso das principais viroses, usamos medicamentos somente para tratar os sintomas. É indicado nas viroses respiratórias a ingestão de bastante líquido, soro fisiológico para lavagem das narinas e medicamentos para aliviar dor e febre. Já nas viroses gastrointestinais, além da ingestão de bastante líquido, em determinados casos utilizamos o probiótico e o zinco para repor as perdas, sempre a critério médico.

Para qualquer virose, o que inclui o Covid-19, a recomendação é de que se lave as mãos frequentemente com água e sabão, evitar dividir talheres , copos e outros objetos pessoais, já que em alguns casos, não existe vacina. Nesse período, como é difícil distinguir a virose comum da Covid-19, é recomendável o isolamento social . Pessoas que precisam sair de casa devem usar frequentemente máscaras e álcool gel. Devem procurar auxílio médico somente indivíduos que se sentirem dificuldades para respirar e febre acima de 39º.

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]