Virose que tem sintomas parecidos com Covid-19 pode ser tratada com chá caseiro e dipirona

Uma mensagem que diz que há um vírus parecido com o Covid-19 passeia pelas redes sociais. O texto, cheio de informações sem comprovação médica, diz que essa nova virose causaria

Virose que tem sintomas parecidos com Covid-19 pode ser tratada com chá caseiro e dipirona

Uma mensagem que diz que há um vírus parecido com o Covid-19 passeia pelas redes sociais. O texto, cheio de informações sem comprovação médica, diz que essa nova virose causaria também perda do olfato e paladar e pode ser tratado com chá caseiro e dipirona. A mensagem ainda informa que as pessoas não devem procurar auxílio médico para não ser infectado pelo coronavírus, pois seriam internadas.

De acordo com dados do site da FioCruz virose é qualquer doença causada por um vírus . Elas podem ser intestinais ou respiratórias “Na virose respiratória, podemos ter como sintomas mais frequentes: tosse, febre, mal-estar, falta de apetite, coriza e dor de garganta. Já as viroses intestinais, temos como principais sintomas: febre, náusea, falta de apetite, vômito e dor abdominal. Não necessariamente temos todos os sintomas. Podemos, inclusive, ter viroses assintomáticas (sem sintomas)”.

Entretanto, apesar das viroses apresentarem alguns sintomas parecidos, não há nenhum dado sobre a automedicação e o tratamento com chás aliados a dipirona combatem o vírus. Leia o que diz o texto no site da Fiocruz.

“No caso das principais viroses, usamos medicamentos somente para tratar os sintomas. É indicado nas viroses respiratórias a ingestão de bastante líquido, soro fisiológico para lavagem das narinas e medicamentos para aliviar dor e febre. Já nas viroses gastrointestinais, além da ingestão de bastante líquido, em determinados casos utilizamos o probiótico e o zinco para repor as perdas, sempre a critério médico.

Para qualquer virose, o que inclui o Covid-19, a recomendação é de que se lave as mãos frequentemente com água e sabão, evitar dividir talheres , copos e outros objetos pessoais, já que em alguns casos, não existe vacina. Nesse período, como é difícil distinguir a virose comum da Covid-19, é recomendável o isolamento social . Pessoas que precisam sair de casa devem usar frequentemente máscaras e álcool gel. Devem procurar auxílio médico somente indivíduos que se sentirem dificuldades para respirar e febre acima de 39º.