7 escolas em favelas do Rio vão retornar aulas presenciais a partir do dia 24; Veja a lista

No Complexo do Alemão duas escolas estão na lista de voltas às aulas
Rioeducacao

A Secretaria Municipal de Educação anunciou na manhã desta quarta-feira (17) a apresentação do Plano de Retorno Gradual das Aulas Presenciais da rede Municipal de Educação e informou que as aulas presenciais terão inicio na quarta-feira que vem dia 24.

O secretário municipal de educação Renan Ferreirinha fez uma coletiva de impressa apresentando os problemas encontrados na rede municipal e afirmou que está trabalhando emergencialmente para a solução, dentre eles: contratos suspensos de limpeza, internet, manutenção e dificuldade de infraestrutura e disse que só as escolas com capacidade de funcionamento poderão retornar as atividades.

Secretário de Educação Renan Ferreirinha na coletiva. Foto: Reprodução

“As escolas que estão elegíveis podendo voltar, já estamos com cheklist de infraestruturas e serão escolas que estão em condições de serviços como limpeza, internet e que estejam aptas nesse momento para receber os alunos. E claro que estamos com todos os protocolos sanitários que foram desenvolvido com o pessoal da saúde e validado pelo nosso comitê de especialistas. ” afirmou Ferreirinha

Sendo assim, no dia 24 de fevereiro, retornam os alunos da pré-escola e do primeiro e segundo anos. A terceira fase começa depois do mesmo período de até três semanas, com aulas para as demais crianças de creches e das outras séries, além dos estudantes do PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos) e das classes especiais.

No entanto, a presença dos alunos nas escolas será facultativa. O ensino online vai continuar. “O ensino remoto foi pouco efetivo em 2020 e trabalhamos para não ser assim em 2021” diz o secretário.

Das escolas aptas a voltar com o ensino presencial 7 estão localizadas em favelas e são elas:

Complexo do Caju:
Escola Municipal Marechal Esperidião Rosas

Cidade de Deus:
Ciep João Batista dos Santos

Complexo do Alemão:
Escola Municipal Professor Afonso Várzea
Escola Municipal Walt Disney

Morro do Turano:
Escola Municipal Frei Cassiano

Mangueira:
Escola Municipal Humberto de Campos

Morro do Salgueiro:
Escola Municipal Bombeiro Geraldo Dias

Outras unidades que também vão voltar dia 24:

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]