Após 12 anos, terreno conhecido como Skol no Alemão recebe início das obras de condomínio

O evento aconteceu no último sábado (11) e teve a presença de moradores e pessoas fundamentais na luta pelo direito à casa digna, como Camila Moradia
Com a confirmação de dados, moradores já garantiam o apartamento. (Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades)
Com a confirmação de dados, moradores já garantiam o apartamento. (Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades)

Na manhã do último sábado (11), moradores, lideranças locais e políticas se encontraram na Avenida Itaóca, em frente à escola Rubens Berardo, no Complexo do Alemão, para uma cerimônia onde futuramente será construído um condomínio para os moradores do terreno conhecido como Skol. No projeto, a primeira fase contará com a entrega de 495 unidades de moradia, com apartamentos de 45m². As famílias que já moravam no terreno fizeram um cadastro entre 2017 e 2018 para enquadramento do empreendimento.

Camila Moradia, ativista e líder do Movimento por Moradia no Complexo do Alemão esteve presente para celebrar o evento. Ela conta que morava na Favela da Skol. “Isso aqui representa um sonho realizado da gente. Sinaliza que finalmente conquistamos o nosso objetivo que é a moradia digna”. Questionada sobre eventual pausa nas obras por conta de algum imprevisto, ela responde que os moradores estão unidos para evitar que isso aconteça. “O nosso propósito é ficar em cima, monitorando e fiscalizando para evitar que isso aconteça. Estamos nos disponibilizando para realizar qualquer ação para que a obra não pare no meio do caminho.”

Também moradora da favela da Skol, a ativista Camila celebrou o início das obras do condomínio
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

Regina Dantas é líder comunitária dos moradores da Skol e relatou que o início das obras representa um marco de muita luta. “É um grande avanço, um grande sonho sendo realizado para todas estas famílias que esperavam 12 anos para ter uma moradia digna”. A dona de casa, Amanda Cristina da Conceição, 34 anos, se emocionou muito depois de passar na fila de confirmação do cadastro, o que resultava na afirmação da sua moradia. Carregando uma faixa escrito “Meu sonho se realiza. Gratidão!”, ela diz “Essa semana eu não dormi esperando por esse dia e ele finalmente chegou. Só espero coisas boas para o futuro para e para os meus filhos”.

Depois de 12 anos, Amanda Conceição comemorou o início das obras com os filhos
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

Ao final da cerimônia, o governador Cláudio Castro anunciou o início das obras do condomínio da Skol para esta segunda-feira (13). Além disso, governo também anunciou reforma do Conjunto Itararé e confirmou o início dos trabalhos para a sexta-feira (17).

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]