Castramóvel vai levar atendimento gratuito a animais em favelas

Unidade móvel veterinária começa a atender pelo Tuiuti; previsão é que possam ser cadastrados 30 animais domésticos por dia
Castramovel. Foto: Reprodução / Prefeitura do Rio
Castramovel. Foto: Reprodução / Prefeitura do Rio

O Ônibus Castramóvel (unidade móvel de Saúde Médica Veterinária) foi inaugurado nesta segunda-feira (08) pelo prefeito do Rio Marcelo Crivella (Republicanos) para facilitar o acesso de moradores de favelas cariocas a serviços veterinários para seus bichinhos. O atendimento vai ser iniciado no próximo dia 22/06 na CADEG para animais do Morro do Tuiuti, em São Cristóvão. A unidade móvel é adaptada com centro cirúrgico e poderá realizar cirurgias de esterilização em cães e gatos. 

A previsão é que possam ser cadastrados 30 animais domésticos por dia e cerca de 300 animais sejam beneficiados em cada localidade atendida pelo Castramóvel. O agendamento para castração deve ser feito pelo aplicativo Bicho Rio, da Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Subem), disponível no Google Play ou no iTunes. Para agendar atendimento é necessário preencher dados pessoais, como CPF, endereço, telefone, e informar as características dos animais. Também dá para ter mais informações pelo whatsapp (21)99399-3968 e pelas redes sociais da Subem.

A prestação de serviços de castração de animais em unidades móveis foi instituída pela Lei 6351/2018 do vereador Luiz Carlos Ramos Filho (PMN), presidente da Comissão dos Direitos dos Animais na Câmara Municipal do Rio. “A castração é um serviço essencial para o controle de natalidade dos animais e o Castramóvel facilitará a oferta desse serviço nas áreas mais carentes. Apresentei esta proposta pensando nas pessoas que precisam castrar seus animais, mas que não têm condições financeiras. O Castramóvel vai chegar nas comunidades, onde é grande o número de animais pelas ruas. É fundamental que o poder público chegue junto para ajudar a quem mais precisa”, explica o vereador.

De acordo com a prefeitura, após o Morro do Tuiuti, o Castramóvel deve ir para Borel, Mangueira, Rocinha, Rio das Pedras, Cidade de Deus e Vila Kennedy. A estimativa é esterilizar mais de 3.000 animais a unidade móvel. A cidade do Rio tem atualmente cinco unidades de atendimento médico veterinário gratuito:

– Bonsucesso: av. Brasil, esquina com a rua Teixeira Ribeiro (passarela 9);

– Engenho de Dentro: rua Dois de Fevereiro, 711 (ao lado da Escola Especial Municipal Dr. Ulisses Pernambuco);

– Guaratiba: Fazenda Modelo – Estrada do Mato Alto, 5.620 (ao lado do Posto de saúde Maia Bittencourt);

– Campo Grande: estrada do Tingui, s/n, praça da Oiticica;

– Bangu: rua Sidney, altura do Nº 97A, praça Guilherme da SIlveira.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]