11 anos de história com a comunidade

jornais2240

Este ano, a Voz das Comunidades completa onze anos de existência e a ONG vai muito além do que um jornal comunitário e meio de comunicação alternativo. Criamos um veículo que sonha em crescer ao lado dos moradores do Complexo do Alemão, com isso, a equipe de produção é um grupo extremamente importante na realização de ações e eventos que tem objetivos ampliar os projetos sociais, trazendo mais alegria e esperança para os moradores.

Assim como o Voz, muitos que chegaram como voluntários cresceram profissionalmente, mas a evolução pessoal é um dos pontos mais importantes a ser citado. “Tudo que eu sei de Produção, aprendi com o Voz da Comunidade e com a vida. Hoje, o Voz é responsável por um dos maiores eventos do Complexo do Alemão e da Zona Norte, que são o Arraiá do Alemão e Por Um Natal Melhor, e onde na última edição, tivemos um público de 7 mil pessoas. A minha 1 produção foi em outubro de 2011, no Pintando o 7 Alemão, que começou no alto do Morro do Adeus, tornando-se um dos grandes eventos no Calendário do Voz da Comunidade. Depois veio o Por um Natal Melhor, no mesmo ano, onde tivemos inúmeros contratempos, sendo o maior deles, a mudança do local do evento horas antes do seu início. Mas no fim, tudo deu certo e o show foi um sucesso.

De lá pra cá, nunca mais parei de trabalhar com produção, seja ela com eventos ou ações sociais.’ – Comenta a produtora Roberta Meireles, que está há cinco anos como voluntária da ONG, e completa. – ‘Cada produção é um aprendizado diferente, uma emoção diferente. Antes das realizações dos eventos ou ações sociais, há toda uma preparação. Meses antes nos reunimos para fazer todo o preparo, para que no dia saia tudo conforme planejamos. Contratempos sempre existem, mas nunca nos impediu de realizar os nossos projetos!’

Outro destaque nas ações é Rosiele Leal. Presente na equipe de produção como coordenadora, ela conta que participar das ações é uma oportunidade que tem de exercer a cidadania, praticar empatia e multiplicar valores humanos. “Não sou cria da favela, mas me reconheço nos sorrisos esperançosos que me recebem. Foi dentro dos abraços das crianças do Alemão e andando por becos e vielas que aprendi a amar o Rio de Janeiro.” Completa a paraense que segue há 7 anos como voluntária.

Conheça as ações:

Pazcoa no Alemão: A ação acontece sempre no sábado antes da Páscoa, onde a equipe sai distribuindo chocolates em vários pontos do Alemão. O recorde foi a distribuição de 6 mil chocolates, entre ovos e caixas de bombons em 2014. Todos os chocolates são arrecadados através de doações e com o apoio de empresas como Cacau Show e artistas como Luciano Huck e Fábio Porchat que estão sempre presentes apoiando a ação.

Pintando 7 no Alemão: Acontece no mês das crianças, geralmente no próprio feriado do dia 12 de outubro ou no final de semana mais próximo a data. A alegria da criançada é proporcionada com muita recreação, música, lanches, distribuição de brinquedos, gincanas e muito mais . O evento é voltado para as crianças até 12 anos e já contou com a presença da apresentadora Sabrina Sato e a equipe do Pânico na TV em uma das edições.

Por Um Natal Melhor: Considerada uma das melhores ações do Voz da Comunidade, a equipe distribui cestas básicas em áreas mais carentes do Complexo do Alemão. Como os chocolates, artistas e empresas acrescentam nas doações do projeto, e assim é possível levar alegria para os mais necessitados na noite de Natal.

Por Um Natal Melhor – O Show: É realizado um fim de semana antes do Natal e o evento segue por 2 dias. O objetivo é levar alegria e entretenimento para a comunidade. Já estiveram presente grandes nomes do cenário musical e é o momento onde os artistas locais têm a oportunidade de mostrar seu trabalho.

Arraiá do Alemão: O show é realizado na última semana de julho, e tem o mesmo objetivo do evento “Por um natal melhor”.

Prêmio Mães do Alemão: A ONG homenageia mulheres e mães que são destaques no Alemão, seja pela sua luta social ou história de vida.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]