Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Complexo do Alemão recebe Fórum da UPP Social nesta sexta

Na próxima sexta-feira (31), o Fórum da UPP Social chega ao Complexo do Alemão, no dia seguinte à inauguração da 4ª UPP no local – nas comunidades do Morro do Alemão e Pedra do Sapo. O programa da prefeitura, coordenado pelo Instituto Pereira Passos (IPP), realiza o encontro, marcando uma das oportunidades que os moradores têm para debater, em parceria com seus representantes, soluções e melhorias na prestação de serviços na localidade, junto ao governo municipal.

No evento, o coordenador da UPP Social e presidente do IPP, Ricardo Henriques, apresentará aos moradores os gestores e agentes de campo responsáveis pela conexão entre as demandas locais e os representantes da prefeitura, de ONGs e empresas interessadas no desenvolvimento do Complexo do Alemão. Vale lembrar que a pré-implantação da UPP Social no local já vem ocorrendo desde março, através da escuta forte entre os gestores e a comunidade, em constantes diálogos com lideranças, ouvindo reivindicações dos moradores, em encontros com os responsáveis por serviços públicos locais e apresentando o programa no território.

O Complexo do Alemão – que já conta com Unidades de Polícia Pacificadora nas comunidades da Fazendinha, Nova Brasília e nos Morros do Adeus e Baiana – se destaca por iniciativas e atividades culturais como o Foto Clube Alemão e a Praça do Conhecimento, que chega a receber até 250 moradores por dia, interessados em atividades sócio-educativas.

A UPP Social comanda esforços de vários órgãos da prefeitura, promovendo parcerias com instituições do governo estadual e federal, o setor privado e a sociedade civil, para melhorar e expandir a oferta de serviços públicos nas áreas pacificadas. Para isso, conta com uma equipe de gestão e agentes de campo atuando diretamente nos territórios pacificados, produzindo informações detalhadas sobre cada área de UPP, estabelecendo vias de diálogo entre moradores, lideranças e gestores públicos, mobilizando as instituições capazes de suprir as demandas de cada comunidade e apoiando a execução das ações previstas.

Serviço
Fórum UPP Social
31 de maio, sexta-feira, às 9h30
Praça do Terço, s/nº, Nova Brasília: quadra atrás da Praça do Conhecimento.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]