Documentário sobre negócios em favela estreia no próximo sábado

Foto: Betinho Casas Novas/Voz Das Comunidades
Foto: Betinho Casas Novas/Voz Das Comunidades

Depois da exibição na Casa Brota, vai rolar bate-papo com o empreendedor da cerveja ‘Complexo do Alemão

No próximo sábado, dia 16 de setembro, vai estrear às 19h, o documentário ‘Grana Preta’,  na Casa Brota, que fica na na Rua Ary Barroso, 17, na Grota, Complexo do Alemão. Além da exibição, no evento que é gratuito, vai rolar um bate-papo com Marcelo Magano, ator e integrante da Casa Brota, Marcela Lisboa, jornalista e cineasta e Marcelo Ramos, criador da cerveja Complexo do Alemão, com mediação da jornalista Thamyra Thâmara.

A ideia de produzir o documentário surgiu depois de uma pesquisa qualitativa desenvolvida, com comerciantes do Complexo do Alemão. O objetivo é debater os métodos e formatos dos negócios desenvolvidos nas favelas e por empreendedores negros. Como a sabedoria da lan house que compartilha espaço com o tio do bar, a barbearia que vende roupa, a tia que vende quentinha por R$ 3, o bistrô de cerveja artesanal. Os novos rumos da economia colaborativa e dos negócios em tempos crise.

Segundo o Data Favela, as favelas do Rio de Janeiro movimentam 68,6 bilhões de reais por ano. Quatro em cada dez moradores de favelas têm vontade de empreender. Entre os moradores que pretendem ter o próprio negócio, a maioria pretende empreender dentro do seu próprio território.

Serviço:
Quando? Sábado, 16 de setembro, às 19h.

Onde? Rua Ary Barroso, 17, Complexo do Alemão.

Quanto? 0800, de graça, gratuito.

Como chegar?

METRO: Descer na estação Nova América e pegar o 628. Pede pra descer na Grota.

A casa é perto do teleférico do Alemão. Tem como subir de mototaxi (3 conto) , Kombi ( sai da rua sebastiao de carvalho – descer no ponto final – 3 conto) ou ir andando. (depende da disposição)

TREM: Desce na estação de Ramos e pega o 908 (desce em frente a universal perto na Rua Paranhos).

A casa é perto do teleférico do Alemão. Tem como subir de mototaxi (3 conto) , Kombi ( sai da rua sebastião de carvalho – descer no ponto final – 3 conto) ou ir andando. (depende da disposição).

Uber/Taxi: Só colocar o endereço que eles sobem o morro: Rua Ari Barroso 17, Ramos.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]