Instituto Raízes em Movimento promove desenvolvimento humano no Alemão

47274489_2061339130590290_8332372687523414016_n

Conheça o Instituto 

O Instituto Raízes em Movimento é uma ONG que fica localizada na Av. Central, nº 68, no Alemão e surgiu em outubro de 2001, a partir da união de moradores, jovens universitários e todos aqueles engajados com trabalhos sociais nas comunidades. Com o intuito de promover o desenvolvimento humano, social e cultura do Complexo do Alemão e das demais comunidades, a ONG está sempre focada em trazer o melhor para as comunidades, além de buscar parcerias com outras organizações e movimentos sociais no Complexo do Alemão e comunidades afins.

Sempre ligado no engajamento com diversas formas de saber e informar,o Raízes em Movimento tem uma comunicação crítica, na qual busca sair do trivial, trazendo assim debates públicos, projetos, seminários, eventos e diversos cursos que abrangem as áreas de: políticas públicas, direitos humanos, mídia e tecnologia, sustentabilidade, artes criativas e tantos outros. 
 
Criação do Centro de Estudos, Pesquisa, Documentação e Memória do Complexo do Alemão
 
Tendo o conhecimento como grande base de seus trabalhos o Instituto Raízes em Movimento, sempre busca conhecer para a partir daí criar soluções, e, assim formou em 2015 o Centro de Estudos, Pesquisa, Documentação e Memória do Complexo do Alemão (CEPDOCA), que promove a conexão das conhecimentos acadêmicos ao experiencial. A partir da criação do CEPDOCA o grupo tomou conhecimento de vários projetos locais em andamento, e assim chegaram a iniciativas como o Vamos Desenrolar – que consiste na união de pesquisadores e moradores locais para o debate de ideias e questões relevantes mensalmente que circula por vários locais da comunidade – E também o Coletivo Pesquisadores em Movimento – onde os pesquisadores que fazem trabalho de campo no Complexo do Alemão pudessem estar conectados e assim conhecem maior a realidade local, já que muitos, apesar de estarem afiliados à universidades que estudam o Alemão, não faziam parte do cotidiano da comunidade.
 
Todas as atividades do Instituto Raízes em Movimento tem como base a troca de conhecimento, para trazer soluções urbanas, conhecimento e oportunidades. Além disso a produção de ideias, sem hierarquia é uma das grandes preocupações da ONG é não colocar o conhecimento acadêmico acima da vivência e do saber popular, por isso, a conexão desses dois pilares é tão importante.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]