UPA – Em que situação você deve ir? Saiba!

upa24h

UPA 24 HORAS: A upa sigla de unidade de pronto atendimento, é um serviço intermediário entre a atenção básica ( Clínica da Família) e as unidades hospitalares.

>> Trata-se de uma unidade de saúde que funciona em horário integral, inclusive aos fins de semana. É um modelo de atendimento, um conceito de saúde. A unidade está equipada para atender aos usuários em necessidade de pronto atendimento a qualquer situação de emergência.

>> A UPA tem consultórios de clínica médica, pediatria, serviços de laboratório e raio x. conta com leitos de observação para adultos e crianças. salas de medicação, nebulização e uma sala de emergência para estabilizar os pacientes de alta complexidade dando suporte até que se consiga uma vaga em um hospital de grande porte, a upa também esta equipada com uma sala para procedimento de suturas.

Os usuários precisam conhecer qual é a real função da UPA para utilizar os serviços de forma coerente:

COMPETÊNCIAS DA UPA:

I- urgência e emergência traumático ou não;

II- realização de exames laboratoriais, eletrocardiógrafos e radiológicos para diagnosticar situações de urgência e emergência;

III- distribuição de medicamentos para que o usuário possa dar continuidade ao tratamento medicamentoso em casa;

IV- apoio ao atendimento de unidades móveis;

V- apoio as unidades básicas (clínica da família) quando necessário;

NÃO SÃO COMPETENTES AOS SERVIÇOS DAS UPAS:

I- consultas médicas de segmento ou ambulatórias

II- atendimento aos usuários sem necessidade de urgência médica;

III- realização de exames eletivos; IV- troca de curativos;

V- revisão de suturas e retirada de pontos;

VI- internação de pacientes por um período prolongado;

VII- realização de procedimentos cirúrgicos;

VIII- distribuição de medicamentos de uso continuo;

IX- realização procedimentos eletivos médicos ou odontológicos.


NOTA 01:

Quando um paciente procura os serviços da upa, se houver gravidade o mesmo entrará direto para sala de atendimento emergência onde receberá os primeiros atendimentos até que seu quadro seja estabilizado e ser for caso de internação permanecerá ate que consiga uma internação num hospital.

Quando não for caso de gravidade que não comprometa a vida do usuário, serão atendidos (acolhidos), não por ordem de chegada e sim conforme a avaliação dos profissionais enfermeiros que são devidamente treinados e que farão a classificação de risco referenciando para a atenção básica (clinica da família ) da sua região onde são cadastrados.

OBJETIVOS:

A UPA É UMA ESTRUTURA QUE BUSCA CONTRIBUIR PARA OS SERVIÇOS DE SAÚDE OFERECIDOS A POPULAÇÃO:

I- reduzir a procura pelas emergências hospitalares com baixa e média complexidade;

II- garantir o acesso da população o atendimento de urgência, inclusive com exames laboratoriais e radiológicos;

III- realizar atendimento pré- hospitalares de rede pela central de regulação, de vagas com necessidade de internação;

IV- realizar o primeiro atendimento rápido, estabilização e observação dos pacientes por período de até 24 horas de acordo com a classificação de risco, antes da sua remoção para o tratamento definitivo ou liberação para acompanhamento ambulatorial.

URGÊNCIA

“Ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência imediata”. Definição CFM Res. 1451/95.

EMERGÊNCIA

“Constatação médica de agravo à saúde que implique em risco iminente de vida, ou sofrimento intenso, exigindo portanto o tratamento médico imediato”. Definição CFM Res. 1451/95.

Colaboração de Vivian Almeida da Costa, Gerente da UPA Alemão

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]