Vem aí BATEU UMA ONDA FORTE – Criatividade para empreender

bateuumaondaforte

10 jovens serão selecionados para três dias de imersão na Casa Brota – Coworking de favela

O GatoMÍDIA abre as inscrições para a imersão BATEU UMA ONDA FORTE – criatividade para empreender. O objetivo é aguçar  e potencializar a criatividade tendo como referência a favela, espaço de inventividade e de criação coletiva. A imersão é destinada a jovens negros, moradores de favelas do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense, com idade entre 14 a 29 anos.

Nos dias 26, 27, 28 de maio, dez jovens selecionados ficarão três dias dentro da Casa Brota – Coworking de Favela, no Complexo do Alemão, junto com o time de mentores composto por Jéssica Cerqueira, produtora cultural e coordenadora do QuebradaMaps, Marcelo Magano, ator e palhaço, Pedro Cruz, publicitário e Thamyra Thâmara, jornalista e idealizadora do GatoMÍDIA. E com a participação especial da Monique Evelle, criadora da organização Desabafo Social e a Kumasi, marketplace para empreendedores afrodescendentes.

Por meio da mentoria em processos de criatividade, comunicação, gestão de projetos, co criação, auto performance, autoconhecimento, autogestão e empreendedorismo, cada participante irá aprender a aplicar metodologicamente suas ideias e desenvolver projetos e negócios que tenham como público alvo a classe C e D.

Segundo a pesquisa realizada pelo instituto Data Favela, quatro em cada dez moradores de favelas têm vontade de empreender.  Entre os moradores que pretendem ter o próprio negócio, 63% querem empreender dentro da favela onde vivem. Ainda segundo a pesquisa,  56% dos futuros empreendedores das favelas brasileiras pertencem à classe C, 38% são da classe baixa e 7% da classe alta.

A juventude das favelas e periferias convivem diariamente com ambientes de escassez e ausência do estado. Porém, o que a primeira vista parece uma “falta de” se torna uma “potência de”. É justamente nesse ambiente de escassez que a criatividade é aguçada e potencializada. Acreditamos que saber produzir e criar em ambiente adversos é uma habilidade diferenciada que pode ser potencializada e replicada metodologicamente.

+infos:

→ Inscriçoes até 19 de maio: https://goo.gl/forms/7ESuU11NjqhFC2bn1

→ os 10 selecionados receberão bolsa auxílio.

Sobre o GatoMÍDIA
O ​GatoMÍDIA ​é um projeto de vivência e aprendizado em mídia e tecnologia formado por comunicadores da periferia. Criado em 2013, no Complexo do Alemão, tem como objetivo estimular jovens e negros a produzirem sua própria comunicação e formarem suas redes e conexões. Trabalhamos para a construção de um mundo mais justo, igualitário e afetivo através da viabilização de diferentes narrativas, promoção de visibilidade e novas oportunidades.

Sobre a Casa Brota
Casa Brota – coworking de favela é uma casa colaborativa localizada no Complexo do Alemão que acredita na troca, partilha e afeto como elementos importantes para o bem viver que se aprende e pratica em comunidade. Tendo como inspiração a favela com toda sua criatividade, rataria, gambiarras, sons, cores, vibrações e energia. Tudo isso remixado com novas mídias, tecnologia, inovação social, empreendedorismo e afrofuturismo.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]