#MapaCoronaNasPeriferias: O mapa da solidariedade e mobilização

O Favela em Pauta, em parceria com o Instituto Marielle Franco e o apoio do Twitter Brasil, faz nesta segunda-feira...
MapaCoronaNasPeriferias

Por Favela em Pauta

Favela em Pauta, em parceria com o Instituto Marielle Franco e o apoio do Twitter Brasil, faz nesta segunda-feira (20), o lançamento do Mapa Corona nas Periferias. A iniciativa convoca para a percepção de uma rede nacional de solidariedade formada por moradores de diferentes periferias no Brasil, que se constrói diante da necessidade de agir para diminuir os impactos do CoronaVírus.

Onde as respostas dos governos sempre demoram a chegar, dessa vez não tem sido diferente. A campanha chama atenção para o movimento autônomo que está em curso em diversas favelas, periferias, guetos, quilombos, sertões e demais populações vulnerabilizadas pela atuação do Estado e que estão atuando, por conta própria e com a ajuda de doações individuais. 

Para Anielle Franco, diretora do Instituto Marielle Franco, o projeto vai além da visibilidade, por que potencializa a rede de solidariedade e ação coletiva que se intensificou perante a crise do Covid 19. “É no intuito de fortalecer a conexão entre essas iniciativas que estão lidando com problemas muito semelhantes e que podem se fortalecer compartilhando aprendizados e ferramentas de ação”, conclui.

Contra os efeitos da Covid-19, a solidariedade é o único remédio.

Ao ver o material nas redes sociais, o usuário é direcionado a uma página com um mapa, construído com o apoio do Instituto Marielle Franco, onde pode selecionar uma iniciativa periférica mais próxima da sua casa e realizar algum tipo de apoio, que pode ser desde o compartilhamento dos conteúdos, envio de itens de higiene e alimentos, ou até mesmo uma doação em dinheiro.

Para pessoas que estão mobilizando esse tipo de ação solidária no Brasil e ainda não estão cadastradas no mapa, há também um espaço para o registro de novas iniciativas. É na mesma página do #MapaCoronaNasPeriferias, basta preencher o formulário presente no site e será incluído mais um localizador para receber novos incentivos de doadores que acessarem a plataforma.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]